Brasil registra primeiro caso da nova variante da covid-19 em São Paulo; paciente já está curada
Segundo o Ministério da Saúde, a paciente apresentou os primeiros sintomas de febre, tosse, fadiga e dor na cabeça em 30 de julho

Foto: G1 / Divulgação
O Ministério da Saúde, confirmou, no fim da noite da quinta-feira (17), o primeiro caso da subvariante EG.5 do coronavírus, chamada popularmente de Eris. A ocorrência foi registrada em São Paulo, na capital, em uma paciente de 71 anos, que teve sintomas no fim de julho, em um hospital particular. A mulher não tem histórico de viagem e de acordo com o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), ela já está curada.
Em nota, o Ministério da Saúde afirmou que "a paciente apresentou os primeiros sintomas de febre, tosse, fadiga e dor na cabeça em 30 de julho". A idosa fez a coleta para exame laboratorial no dia 8 de agosto e tem o esquema vacinal completo.
De acordo com Filipe Prohaska, médico infectologista, se o vírus se confirmar com capacidade letal, as recomendações devem ser reavaliadas.
A variante é considerada pela Organização Mundial de Saúde (OMS), uma mutação com alta capacidade de transmissão e de escape imune. Até o momento, a Éris foi identificada em 51 países. Também na quinta-feira (17), a Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) já havia alertado, em nota, que a nova subvariante possivelmente estava em circulação no Brasil.
Filipe Prohaska ainda destaca que o retorno do uso de máscaras pode ser uma realidade, no entanto, no momento, não existe essa necessidade.
Com a notificação do primeiro caso da nova variante no Brasil, é importante reforçar a importância de que a vacinação é a principal medida para combater a Covid-19 e evitar um novo colapso na saúde pública, que culminaria em mais mortes pelo vírus.
Confira as informações com o repórter Guilherme Camilo, clicando no 'play' acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 02/04/2025
Recife inicia campanha de vacinação contra a gripe nesta quinta-feira
Capital pernambucana recebeu 37.990 doses do imunizante
- Por REDAÇÃO
- 02/04/2025
Jaboatão antecipa vacinação contra Influenza e imuniza idosos em instituições de longa permanência
Município se adianta ao calendário nacional e inicia aplicação da vacina...
- Por REDAÇÃO
- 01/04/2025
Secti-PE estende prazo para os editais de Redes de Inovação e Programa de Pesquisa para o SUS
Expectativa é que resultados impactem diretamente na qualidade do serviço...
- Por REDAÇÃO
- 01/04/2025
Pernambuco amplia rede pediátrica com 34 novos leitos para tratar doenças respiratórias
Expansão beneficia hospitais na Zona da Mata e no Sertão, reforçando...
- Por REDAÇÃO
- 31/03/2025
Prefeitura do Recife disponibiliza dois mil exames gratuitos de mamografia no mês de abril
Ação é destinada a mulheres e homens trans, com idade entre 50 e 69 anos,...
- Por REDAÇÃO
- 31/03/2025
Hospital da Pessoa Idosa, no Recife, forma primeira residente em Geriatria
Programa de Residência Médica da unidade, pioneira no Norte e Nordeste,...