Biblioteca da Unicap recebe exposição para cegos e surdos
Ação é promovida pelo Departamento de Expressão Gráfica da UFPE em parceria com a Unicap
Foto: Divulgação
O projeto "A ponte que nos liga" vai promover uma experiência artística para cegos e surdos, na Biblioteca da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap). A ação, promovida pelo Departamento de Expressão Gráfica da UFPE em parceria com a Unicap, acontece entre 16 de agosto e 16 de setembro. O público vai participar de visitas mediadas às obras da exposição Olhar a ponte que nos liga – Mirar el puente que nos une por meio de materiais acessíveis (Libras, tátil e audiodescrição) criados por estudantes dos cursos de Expressão Gráfica, Arquitetura e Design da UFPE.
A mostra, uma homenagem ao autor espanhol Miguel de Cervantes e sua obra Dom Quixote, é composta por pinturas criadas pelo artista plástico Marcos Carvalho a convite do Instituto Cervantes do Recife. Para ter acesso à audiodescrição das pinturas, o público precisará apenas utilizar a câmera do celular para ler o QR Code de cada peça, o que permitirá ao visitante a escuta – a partir do uso obrigatório de fones de ouvido – de um áudio descritivo enquanto explora o material tátil do quadro.
Há também vídeos que apresentam as pinturas por meio de intérpretes de Libras. Eles podem ser acessados da mesma forma que os áudios: a partir da leitura de QR Codes pela câmera do celular. Para esta modalidade, é obrigatório deixar o celular no modo silencioso ou usar fones de ouvido (para ouvintes).
A mostra “Acessando a ponte que nos liga – Exposição para deficientes visuais e deficientes auditivos” já foi realizada presencialmente, em 2016 e 2017, com monitores-guias e com visitas guiadas on-line por meios de vídeos do canal do YouTube Visitas Guiadas Online (www.youtube.com/@visitasguiadasonlineexposi3020) durante a pandemia de covid-19. A iniciativa, financiada pelo edital do Pibexc da Proexc, é uma promoção do Departamento de Expressão Gráfica da UFPE em parceria com a Biblioteca da Unicap. A curadoria e coordenação da exposição é da professora Sandra de Souza Melo, do Departamento de Expressão Gráfica da UFPE.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 19/11/2024
Consciência Negra: heranças africanas no Brasil resistem em meio às violências
Passados 136 anos da abolição da escravatura, o povo negro luta diariamente...
- Por REDAÇÃO
- 19/11/2024
Orquestra Sinfônica do Recife realiza duas apresentações gratuitas no Teatro Santa Isabel
Concertos são na quarta (20) e quinta (21) às 20h
- Por REDAÇÃO
- 18/11/2024
Pesquisadores lançam site com mapeamento de terreiros de Matriz Africana em Jaboatão
Plataforma será lançada no Dia da Consciência Negra
- Por REDAÇÃO
- 18/11/2024
Cepe abre inscrições para prêmios literários nacionais
Podem concorrer obras nas categorias Romance, Conto, Poesia, infantil e...
- Por REDAÇÃO
- 18/11/2024
Parque Santana recebe 1º Festival de Samba
Realizado pela Prefeitura, evento vai ocorrer no dia 23 de novembro, a partir...
- Por REDAÇÃO
- 18/11/2024
Paço do Frevo tem programação para celebrar o Mês da Consciência Negra
Agenda terá cortejo do Afoxé Omô Nilê Ogunjá, apresentação do Afoxé...