O encontro está marcado para o próximo dia 21 de fevereiro, a partir das 9h, no auditório da sede das Promotorias de Justiça de Garanhuns
Foto: G1/divulgação
O Ministério Público de Pernambuco, por meio da 1ª Promotoria de Justiça de Defesa de Cidadania de Garanhuns, lançou um edital de convocação para uma audiência pública que tratará da necessidade de implantação de Unidades de Terapia Intensivas direcionada para o atendimento Pediátrico e Neonatal do município. O encontro está marcado para o próximo dia 21 de fevereiro, a partir das 9h, no auditório da sede das Promotorias de Justiça de Garanhuns.
O debate sobre a necessidade de implantação de leitos de UTI para atendimento Pediátrico e Neonatal em Garanhuns é antiga, mas os holofotes foram novamente acesos após um incidente que resultou na morte de Arthur Morais Veras, de apenas dois anos, após complicações de um afogamento na piscina da casa da família. Ele chegou a ser reanimado e socorrido ao Hospital Regional Dom Moura, onde recebeu os primeiros atendimentos médicos, no entanto, como a unidade não dispõe de uma UTI Pediátrica, precisou ser transferido ao Hospital Mestre Vitalino, em Caruaru. Diante da gravidade do quadro de Arthur, ele faleceu dois dias após o incidente, no dia 12 de dezembro de 2023.
O edital destaca que foram notificados para comparecer à Audiência Pública, os representantes da Secretaria Estadual de Saúde, do Hospital Regional Dom Moura e da Prefeitura de Garanhuns. Também foram convidados os membros da Câmara de Vereadores, do Centro de Apoio Operacional às Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde, do Ministério Público Federal, Promotores de Justiça e Juízes de Direito, além da Defensoria Pública, Hospitais Particulares, CREMEPE, SIMEPE, Subsecção da OAB em Garanhuns, Imprensa e a população em geral.
A audiência contará com explanações de representantes da sociedade civil sobre a assistência em saúde pediátrica em Garanhuns, posicionamentos dos representantes do Estado, apresentação de proposta para implantação das UTIs Pediátricas, debate e encaminhamento de resoluções da audiência.
Confira as informações com o repórter Guilherme Camilo, clicando no 'play' acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 21/11/2024
Mpox: OMS aprova primeira vacina para uso emergencial em crianças
Foram notificados casos da doença em pelo menos 80 países em 2024
- Por REDAÇÃO
- 19/11/2024
Leitos de UTI crescem 52% em 10 anos; distribuição é desigual
SUS oferece menos disponibilidade do que sistema privado
- Por REDAÇÃO
- 16/11/2024
Extraindo Sorrisos: saúde bucal vai além dos cuidados com os dentes
Entenda como a saúde bucal é ligada ao corpo inteiro
- Por REDAÇÃO
- 16/11/2024
Mega-Sena pode pagar prêmio de R$ 8,5 milhões neste sábado
As apostas podem ser feitas até às 19h, em casas lotéricas ou via...
- Por REDAÇÃO
- 16/11/2024
Carteiras de fibromialgia serão entregues nas unidades do Expresso Cidadão
Ao todo, 430 dos 2.033 pernambucanos que participaram do censo da SES-PE...
- Por REDAÇÃO
- 16/11/2024
Hospital das Clínicas desenvolve ferramenta para planejamento de cirurgias
Objetivo é reduzir cancelamentos desnecessários de cirurgias