Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Saúde

Até 2,5 milhões podem ter glaucoma no Brasil, diz Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG)

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

A doença afeta a região periférica da visão inicialmente e a perda da visão central só ocorre quando a doença já está em estado avançado

07/03/2023
    Compartilhe:

A doença  afeta a região periférica da visão inicialmente e a perda da visão central só ocorre quando a doença já está em estado avançado

Foto: Reprodução/G1

Causador de problemas irreversíveis para a visão, o glaucoma é uma doença crônica que pode afetar até 2,5 milhões de pessoas com mais de 40 anos no Brasil, de acordo com dados da Sociedade Brasileira de Glaucoma (SBG). E o problema é este: por ser insidiosa, se desenvolve de forma lenta, podendo demorar meses ou até anos para o paciente perceber algum sintoma. A doença  afeta a região periférica da visão inicialmente e a perda da visão central só ocorre quando a doença já está em estado avançado.

Não existe cura para o glaucoma, mas ela pode ser controlada. De que forma? Basta se atentar aos fatores de risco. A doença é mais incidente em pessoas acima de 40 anos, negras, portadoras de diabetes, alta miopia ou que já sofreram algum tipo de trauma ocular ou doenças intraoculares. Outro fator importante é o histórico familiar, já que 6% dos indivíduos  que atestaram glaucoma já apresentaram outro caso na família.

O ideal é visitar o oftalmologista uma vez por ano. Os tratamentos do glaucoma em fase inicial, com colírio ou laser, tem por objetivo baixar a pressão no olho e mantê-la sob controle lentamente. Quando a doença está mais avançada, muitas vezes é preciso uma intervenção cirúrgica para baixar a pressão de forma mais abrupta.

Ouça a nota da repórter Lara Sá clicando no play acima.
 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook