Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Saúde

Arboviroses: Pernambuco registra décima morte, sendo 9 por dengue e a 1ª por Chikungunya


Por: REDAÇÃO Portal

Criança de 8 anos foi a primeira vítima por Chikungunya

18/07/2024
    Compartilhe:

Criança de 8 anos foi a primeira vítima por Chikungunya

Foto: Divulgação/Fiocruz

Até o dia 13 de julho, Pernambuco registrou nove óbitos por dengue e um por Chikungunya, o primeiro em 2024. Os números foram divulgados pelo Boletim Epidemiológico das Arboviroses, divulgado nesta semana. No total, há 27.276 casos prováveis de dengue, Chikungunya, Zika e Oropouche no estado, entre casos em investigação e confirmados. 

Dos 6.892 casos de dengue, 119 são considerados graves. O 9º óbito pela arbovirose aconteceu em março, no município de Garanhuns, no Agreste do estado. A vítima foi uma criança de 6 anos de idade, sem comorbidades.

Outra criança, de 8 anos, residente em Águas Belas, também no Agreste, foi a primeira vítima fatal da Chikungunya em Pernambuco, que totaliza 4.294 casos prováveis, sendo mil confirmados. O registro do óbito foi feito no início de junho.

Oropouche e Zika

Com 59 novos casos confirmados de Febre Oropouche, o estado chegou a 72 registros, nas cidades de Jaqueira, Pombos, Palmares, Água Preta, Moreno, Xexéu, Maraial, Cabo de Santo Agostinho, Rio Formoso, Timbaúba, Itamaracá, Jaboatão dos Guararapes, Catende e Camaragibe. 

Quanto à Zika, 262 casos foram notificados como prováveis, mas ainda sem confirmação.

Sintomas

Entre os principais sintomas das arboviroses, a exemplo da dengue, Chikungunya, Zika e Oropouche, estão a febre, dor abdominal, náuseas, diarreia e dor de cabeça. O teste de PCR em tempo real é utilizado para identificar a infecção, seguindo todas as orientações do Ministério da Saúde (MS).

Prevenção das arboviroses

O combate aos mosquitos transmissores dos arbovírus, como o Aedes Aegypti, é a forma mais eficaz de prevenção. Iniciativas como evitar água parada, limpar as calhas, cobrir bem todos os reservatórios d'água; e também cuidados pessoais, como utilizar repelente, e colocar telas em janelas e portas, fazem toda diferença.

Reportagem - Lucas Arruda

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook