Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Política

Após declaração separatista de Romeu Zema, Consórcio Nordeste reage


Por: REDAÇÃO Portal

Em resposta, o Consórcio Nordeste disse que o governador de Minas Gerais "demonstra uma leitura preocupante do Brasil"

07/08/2023
    Compartilhe:

Em resposta, o Consórcio Nordeste disse que o governador de Minas Gerais

Foto: Reprodução/G1

Governadores e gestores da região Norte-Nordeste se pronunciaram em relação às falas do governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), sobre a formação de uma aliança Sul-Sudeste em resposta à articulação dos governadores dos nove estados nordestinos. Zema comentou sobre o protagonismo "econômico e político" do Sul e Sudeste e disse ainda, que o Brasil funciona como um "produtor rural que começa só a dar um tratamento bom para as vaquinhas que produzem pouco e deixa de lado as que estão produzindo muito", referindo-se aos estados nordestinos.

A Governadora de Pernambuco por meio das redes sociais se pronunciou em desacordo a fala de Zema em que disse que "O Nordeste é parte da solução do País e deve receber atenção nas discussões federativas". O Prefeito do Recife, João Campos, também se pronunciou via redes sociais comentando que "O Nordeste é protagonista na reconstrução do futuro do Brasil. Não haverá frente alguma capaz de enfrentar a nossa luta para seguir transformando a nossa região e as conquistas do nosso povo"

Em resposta, o Consórcio Nordeste disse que o governador de Minas Gerais "demonstra uma leitura preocupante do Brasil" e que o Norte e o Nordeste foram regiões penalizadas ao longo das décadas pelos projetos nacionais de desenvolvimento. 

Por meio de nota o Consórcio Nordeste nega qualquer tipo de lampejo separatista " Ao defender o protagonismo do Sul e Sudeste, indica um movimento de tensionamento com o Norte e o Nordeste, sabidamente regiões que vem sendo penalizadas ao longo das últimas décadas dos projetos nacionais de desenvolvimento." e que a união entre Sul e Sudeste pode representar avanços, desde que haja o compromisso no combate nacional às desigualdades e respeito às diversidades.

Ouça a nota da repórter Ana Júlia Duarte clicando no play acima 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook