Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Saúde

Álcool 70% sai do comércio em 5 dias; ocorrências de queimaduras são por etanol, diz especialista

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

A Anvisa destacou que o álcool 70% está disponível em outras formas físicas, como gel, lenço impregnado e aerossol

24/04/2024
    Compartilhe:

A Anvisa destacou que o álcool 70% está disponível em outras formas físicas, como gel, lenço impregnado e aerossol

Foto: Reprodução/RBS TV - Via G1

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) voltou a proibir a venda livre de álcool líquido 70% por ser um produto altamente inflamável. De acordo com a determinação, os supermercados e farmácias têm até o dia 29 de abril para acabar com os estoques e encerrar a comercialização. O produto ficou disponível temporariamente na pandemia de Covid-19, como forma de intensificar a prevenção contra o vírus, mas, com a medida, o uso é novamente proibido para evitar acidentes domésticos, segundo a Anvisa. 

No entanto, para o chefe do Setor de Queimados do Hospital da Restauração, Marcos Barreto, a retirada do álcool das prateleiras comerciais não é suficiente para evitar queimaduras causadas pelo produto. “O preço do gás coloca a vida da população em risco, já que as pessoas passam a utilizar o álcool para cozinhar”. Além disso, o especialista também destacou a utilização do álcool para abastecimento de automóveis: “Tenho muitos pacientes que são usuários do álcool de posto de gasolina com queimaduras”. 

Ainda segundo o especialista, 12 homens e 9 mulheres estão internados na unidade de queimados do HR. Das 9 mulheres, 5 foram queimadas com álcool enquanto estavam cozinhando. Já os homens, 3 estão com queimaduras por álcool e 5 por gasolina.

A Anvisa destacou que o álcool 70% está disponível em outras formas físicas, como gel, lenço impregnado e aerossol. Já na forma líquida, continua disponível álcool com menor concentração.

Ouça a matéria da repórter Aline Melo no 'Play' acima. 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook