Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Política

Advogados solicitam abertura de processo por discriminação contra vereadora em Arcoverde

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

Existe um pedido de cassação protocolado contra a parlamentar

01/11/2023
    Compartilhe:

Existe um pedido de cassação protocolado contra a parlamentar

Foto: Reprodução/ Tv Câmara Arcoverde

A Câmara de Vereadores de Arcoverde repudiou a fala da vereadora Zirleide Monteiro, do PTB, e afirmou que não admite nenhum tipo de preconceito. A casa disse, ainda, que está analisando o comportamento da vereadora junto ao jurídico, mas que já existe um pedido de cassação protocolado contra a parlamentar. 

A nota foi emitida após a vereadora afirmar, durante sessão na última segunda-feira, que uma mãe estava sendo "castigada por Deus" por ter um filho com deficiência (PCD). A declaração foi dada após uma moradora da cidade compartilhar um vídeo em que a parlamentar cai. Por se sentir “ofendida”, Zirleide atacou a mulher, mas também pessoas com deficiência, seus familiares, militantes da causa e a sociedade de modo geral. 

Após a fala de Zirleide, o presidente da Câmara, Wevertton Siqueira, ordenou que a parlamentar se retratasse, mas ela só pediu desculpas a outras famílias de pessoas com deficiência, mas não à mulher e ao filho a quem destinou o insulto. 

A Ordem de Advogados de Pernambuco (OAB-PE) também se manifestou e lembrou que a Lei Brasileira da Inclusão prevê pena de 1 a 3 anos de prisão por crime de capacitismo. Uma comissão de advogados apresentou notícia-crime ao Ministério Público de Pernambuco contra a vereadora. 

Diversas ONGs que atendem pessoas com deficiência emitiram nota criticando a postura da vereadora que desativou seu perfil das redes sociais e até o momento não se manifestou sobre o ocorrido. 

Ouça a matéria da repórter Aline Melo clicando no 'Play' acima. 

 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook