Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Saúde

Acesso a medicamento preventivo ao HIV é ampliado em Pernambuco


Por: REDAÇÃO Portal

No Recife, a retirada dos medicamentos poderá ser feita nos serviços de atenção especializada em HIV e AIDS

11/11/2021
    Compartilhe:

No Recife, a retirada dos medicamentos poderá ser feita nos serviços de atenção especializada em HIV e AIDS

Foto: Miva Filho/SES-PE

Desde a última quarta-feira (10), os médicos da rede privada de Pernambuco podem prescrever a PREP, Profilaxia pré-exposição, método de prevenção à infecção pelo HIV, o famoso vírus da Aids, para que o usuário faça retirada do medicamento no Sistema Único de Saúde (SUS). 

De acordo com a gerente do programa estadual de IST, Aids e Hepatites Virais da Secretaria de Saúde de Pernambuco, Camila Dantas, a profilaxia é indicada para públicos específicos. Pessoas que são gays, outros homens que fazem sexo com homens, pessoas trans e travestis, profissionais do sexo e casais sorodiferentes. Mas para receber o medicamento não basta fazer parte desses grupos. Também é necessário ter condutas que indiquem risco de infecções como uso irregular do preservativo nos últimos 6 meses e/ou infecções repetitivas de outras IST's e/ ou uso contínuo de algumas profilaxias pós-exposição que é a tomada do medicamento após a exposição de risco. 

No Recife, a retirada dos medicamentos poderá ser feita nos serviços de atenção especializada em HIV e AIDS, da policlínica Gouveia de Barros; do Hospital Otávio de Freitas, do Hospital Universitário Oswaldo Cruz; e do Hospital das Clínicas. Em Jaboatão dos Guararapes, Região Metropolitana, a retirada será no serviço da policlínica Cônego Pedro de Souza Leão. Já em Caruaru, no Agreste, será no serviço do Centro de Saúde Amélia de Pontes. E em Serra Talhada e em Petrolina, no Sertão, o usuário deve se dirigir aos serviços de atenção especializada em HIV/AIDS.

Confira mais informações na reportagem de Aline Beltrão, clicando no play acima.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook