Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Saúde

90% dos homens podem ser curados do câncer de próstata com diagnóstico precoce

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

A idade é o principal fator de risco da doença, já que, normalmente, acomete os homens a partir dos 50 anos

05/11/2019
    Compartilhe:

A idade é o principal fator de risco da doença, já que, normalmente, acomete os homens a partir dos 50 anos

O mês de novembro é marcado pela campanha de conscientização e prevenção do câncer de próstata, além da promoção da necessidade de cuidados com a saúde geral do homem, público que apresenta frequência reduzida nos consultórios médicos, cerca de 70% dos homens só vão acompanhados às consultas, de acordo com pesquisa do Centro de Referência em Saúde do Homem, realizada em 2018.

O urologista, Clovis Fraga, esteve no programa CBN Recife nesta terça-feira (05), e explicou que a busca do homem pelo médico é fundamental, principalmente no caso de doenças que não se podem prevenir, como o câncer de próstata, que precisa de diagnóstico precoce para favorecer as chances de recuperação. “No caso do câncer de próstata, especificamente, quanto mais precoce se diagnostica essa doença, mais chance de cura existe. 90% dos homens podem ser tratados de maneira curativa; ao passo que se deixa esse diagnóstico para as fases mais tardias, as chances de cura caem substancialmente”, alerta o médico. 

O urologista destacou que ainda não existe a possibilidade de fazer a prevenção da doença, mas alguns fatores de risco potencializam as chances de adquirir o câncer. “Essa doença acomete os homens a partir dos 50, 60 anos de idade, então, o fator de risco principal é a idade, mas histórico familiar, como homens  que têm pais, irmãos, tios com câncer de próstata, possuem uma chance aumentada de desenvolver essa doença, além da população negra, que tem um percentual maior de desenvolvimento dessa doença”, explica Clovis. 

Confira outras informações na entrevista completa com Clovis Fraga, disponível no play acima.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook