SAS-PE assina termo de colaboração com a UFRPE para formação de trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social
A Secretaria de Assistência Social, Combate à Fome e Políticas sobre Drogas de Pernambuco (SAS-PE) assinou, na manhã desta quinta-feira (30), um termo de colaboração com a Fundação Apolônio Salles de Desenvolvimento Educacional (FADURPE), instituição ligada à Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE). O documento firma parceria entre o Governo do Estado e a universidade para a realização de ações de educação permanente voltadas a trabalhadoras e trabalhadores do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) em Pernambuco.
A colaboração permitirá que os servidores do SUAS dos 184 municípios pernambucanos e do Distrito Estadual de Fernando de Noronha concluam cursos de extensão e de pós-graduação na modalidade lato sensu, tendo a UFRPE como parceira estratégica. Para a ação, a gestão estadual destinará R$ 3.948.342,54. Durante a ocasião, também foi dado início ao ano letivo das ações do ESFOSUAS/PE na Estrada, projeto de formação permanente para trabalhadores, gestores, conselheiros e usuários da rede socioassistencial pública e privada do SUAS.
Participaram da solenidade o secretário da SAS, Carlos Braga; a secretária executiva de Assistência Social da SAS, Andreza Pacheco; Pâmella Deus, superintendente de gestão do SUAS na SAS; a gerente de Gestão do Trabalho e Educação Permanente da SAS e diretora da Escola de Formação do SUAS de Pernambuco, Paula Vanusa; a reitora da UFRPE, professora Maria José de Sena; o secretário executivo da FADURPE, Fernando Freire e a coordenadora da Especialização da UFRPE, Valéria Gomes.
Para o secretário Carlos Braga, a cooperação reforça o compromisso estadual em aprimorar ainda mais os serviços prestados pelos profissionais à população pernambucana. "Essa importante parceria com a UFRPE promove a interiorização da educação permanente aos profissionais do SUAS”, ressaltou o gestor. “O ESFOSUAS/PE na Estrada iniciará as aulas em 11 de fevereiro, nas modalidades presencial, síncrona e autoinstrucional. As áreas de gestão, provimento e controle social serão os focos".
“Significa a existência de educação permanente a partir de uma postura reflexiva, de fortalecimento do Estado, por meio de seus agentes públicos, que atuam na oferta dos serviços de forma mais qualificada e conscientes do seu papel em relação às mudanças sociais”, acrescentou Paula Vanusa.
INSCRIÇÕES - As inscrições para os cursos devem ser feitas através da página da ESFOSUAS/PE, disponível no site do Sistema de Informação e Gestão da Assistência Social de Pernambuco (SIGAS/PE) - www.sigas.pe.gov.br. Lá, há um banco de dados onde os interessados são incluídos pela equipe estadual da ESFOSUAS a partir das inscrições e do cadastro de trabalhadores do Sistema.
Com isso, podem tanto se candidatar às vagas disponíveis quanto compor a fila de espera por novas oportunidades. “Fazemos diagnósticos de necessidades dos temas a serem abordados nas formações e do interesse pelas vagas. Cerca de quatro mil trabalhadores integram, atualmente, nosso cadastro”, concluiu Paula Vanusa.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 31/01/2025
14ª Bienal da UNE: Estande do Governo de Pernambuco recebe milhares de jovens com oferta de programação cultural, orientações de saúde e jogos interativos
Programação segue nesta sexta-feira (31) com muito serviço, diálogos e...