Noronha realiza campanhas para castração e vacinação antirrábica
Ações acontecem entre os dias 21 de agosto e 2 de setembro
De 21 de agosto a 2 de setembro, a Administração de Fernando de Noronha, por meio do Núcleo de Vigilância Ambiental, promove mais uma edição da campanha de castração de cães e gatos na ilha. A ação, que conta com o apoio do Instituto Ampara Animal e do ICMBio Noronha, tem como objetivo atingir a estabilização completa da população desses animais no arquipélago. Além da castração, nos dias 24, 25 e 26 de agosto, com apoio do Governo de Pernambuco, a Vigilância disponibilizará também a aplicação de vacina antirrábica para caninos e felinos com idade a partir dos quatro meses de vida.
"A campanha de castração é extremamente importante para que a gente mantenha os animais mais saudáveis, porque eles contraem menos doenças depois do procedimento e vivem mais tempo, inclusive evitando doenças como o câncer. E a vacina antirrábica, que estamos trazendo pela primeira vez para Noronha, protege contra a raiva e também faz com que o animal fique mais saudável durante a vida", ressalta Bárbara Ferreira, coordenadora da Vigilância Ambiental de Fernando de Noronha.
O procedimento de castração será realizado no atendimento veterinário do Núcleo de Vigilância Animal, localizado na Vila do Trinta, no horário das 8h às 17h. Não precisa agendar, basta levar o animal ao local em jejum alimentar de 6 a 8 horas e 3 horas de jejum hídrico. Alguns veterinários recomendam a castração para cães e gatos a partir dos oito meses de vida, quando as fêmeas e os machos devem estar com o desenvolvimento completo do aparelho reprodutivo e urinário, porém o veterinário ou a veterinária pode avaliar se antes desse período o animal já está apto para realizar a cirurgia.
Para a vacinação antirrábica, serão disponibilizados três pontos de plantão: um na Praça da Vila do Trinta; outro no prédio da Unidade de Saúde da Família Dois Irmãos, em Floresta Nova; e um no bairro do DPV. O horário de funcionamento é das 8h às 17h.