Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Pernambuco

Governo de Pernambuco lança convocatória nacional para seleção de artistas e produtores culturais


Por: REDAÇÃO Portal

Oportunidade para artistas de todo Brasil e de diferentes áreas de atuação participarem de eventos promovidos pela Secult-PE e Fundarpe

03/04/2025
    Compartilhe:

Oportunidade para artistas de todo Brasil e de diferentes áreas de atuação participarem de eventos promovidos pela Secult-PE e Fundarpe

O Governo de Pernambuco, por meio da Secretaria de Cultura de Pernambuco (Secult-PE) e a Fundação do Patrimônio Histórico e Artístico de Pernambuco (Fundarpe), anunciam, nesta quarta-feira (2), o lançamento da convocatória nacional "Pernambuco Meu País". O edital visa selecionar propostas artístico-culturais das mais diversas linguagens para compor a programação de eventos realizados pelas instituições e dentro do calendário turístico e cultural do estado, durante os próximos doze meses, com exceção dos ciclos carnavalesco e junino.

A convocatória já está disponível para consulta na plataforma Mapa Cultural de Pernambuco (www.mapacultural.pe.gov.br) e no portal Cultura.PE (www.cultura.pe.gov.br). As inscrições estarão abertas de 8 de abril até às 16h59 de 30 de abril, exclusivamente, pelo Mapa Cultural. 

Artesanato, artes circenses, artes visuais, atividade formativa, audiovisual, culturas populares, dança, design e moda, fotografia, gastronomia, literatura, música e teatro e ópera são as categorias contempladas no edital. Podem se inscrever artistas individuais, grupos, companhias e coletivos culturais, além de pessoas reconhecidas pelo notório saber em suas áreas de atuação. Os Patrimônios Vivos de Pernambuco, reconhecidos pela Lei Estadual nº 12.196 de 02/05/2002, também podem participar da convocatória, com suas inscrições sendo validadas pela Unidade Gerencial do Patrimônio Vivo da Fundarpe.

A diretora de Atividades Culturais da Fundarpe, Carla Pereira, destaca que o edital chega  para fortalecer o cenário cultural pernambucano. “Convido todo mundo para acessar o portal CulturaPE e a plataforma do Mapa Cultural de Pernambuco para conferir o edital. É muito importante que todo mundo se inscreva, todo fazedor de arte e cultura, música, teatro, dança, gastronomia, literatura (...). Porque nosso objetivo é fazer tudo ainda maior e muito mais incrível", afirma.

A presidente da Fundarpe, Renata Borba, ressalta que a iniciativa amplia o tempo de vigência do chamamento, permitindo um alcance maior. "Essa é uma grande oportunidade para os artistas, pois a convocatória terá validade de 12 meses. Isso garante um espaço mais amplo para a inscrição e seleção dos projetos, promovendo uma programação diversa e de qualidade em todo o estado", explicou.

Já a secretária de Cultura de Pernambuco, Cacau de Paula, enfatiza que a convocatória irá fortalacer e difundir o cenário cultural, promovendo a circulação de fazedores e agentes de cultura em diferentes regiões do estado, intercâmbio entre artistas e saberes locais e nacionais. "Pernambuco tem uma efervescência cultural inigualável, e queremos que artistas de todas as regiões do Brasil façam parte dessa celebração. A diversidade e trocas de expressões culturais tornam nosso calendário ainda mais rico", diz.

O edital prevê as análises documental e artística dos inscritos, com divulgação do resultado final no dia 6 de junho. Os proponentes habilitados poderão participar de diversas atividades artístico-culturais, como shows, cortejos, performances, intervenções artísticas, recitais de poesia, contação de histórias, concertos, vivências criativas, espetáculos, desfiles, exposições, mostras culturais, atividades formativas, manifestações artísticas oriundas das culturas periféricas, ações de rua.

 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook