Justiça federal bloqueia patrimônio de FBC, líder do governo Bolsonaro
Na decisão, o juiz Friedmann Anderson Wendpap considera que o percentual servirá como garantia de cumprimento da reparação de danos em ações de improbidade administrativa a que eles respondem na Lava Jato.
Foto: Divulgação
Aliado e líder do Governo Jair Bolsonaro (sem partido), o senador Fernando Bezerra Coelho (MDB) teve parte de seu salário bloqueado pela Justiça Federal. A decisão, do juiz Friedmann Anderson Wendpap, da 1ª Vara Federal de Curitiba, foi publicada na última quinta-feira (23). FBC é réu e investigado em processos da operação da Lava-Jato. Pela determinação judicial, o parlamentar pernambucano terá bloqueado 10% de seu salário. Além do emedebista, de Pernambuco, o deputado federal Eduardo da Fonte (PP) também foi enquadrado na mesma situação. As decisões foram encaminhadas ao Senado Federal e à Câmara dos Deputados.
Na decisão, o juiz Friedmann Anderson Wendpap considera que o percentual servirá como garantia de cumprimento da reparação de danos em ações de improbidade administrativa a que eles respondem na Lava Jato. O Ministério Público Federal (MPF) ofereceu denúncia de FBC à Justiça Federal por participação de esquema de corrupção em contratos firmados entre a Petrobras e a construtora Queiroz Galvão, pagamentos de propina e outros crimes.
“Nesse cenário, considerando a necessidade de garantir a efetividade da tutela provisória, a dificuldade em encontrar bens suficientes e o alto valor da remuneração, reputo adequado proceder ao bloqueio de 10% de seu subsídio mensal, deduzidos os descontos legais, o que não comprometeria o seu sustento ou de sua família, possibilitando, em outra ponta, o aumento gradual da garantia da reparação do dano”, anotou o magistrado. A sentença com o pedido de bloqueio de FBC foi emitido no dia 9 de março.
Notícias Relacionadas
- Por Beto
- 03/11/2024
Time Alerta Eleitor Americano Sobre "Risco Trump"
Revista afirma que o ex-presidente já deu sinais que não aceitaria derrota...