Julho Verde é o mês de conscientização mundial sobre os cânceres de cabeça e pescoço
Julho é o mês escolhido para debater, propagar e conscientizar a população sobre a importância do diagnóstico precoce dos tumores de cabeça e pescoço. No Brasil, esse tipo de câncer acomete em média, cerca 40 mil brasileiros por ano, em sua maioria pessoas do sexo masculino e acima dos 60 anos. São cânceres de cabeça e pescoço aqueles que surgem na tireoide, na boca, na garganta, na laringe, na faringe e na região da face. Se prevenido e detectado precocemente pode chegar ao índice de 90% de cura, esse tipo do câncer.
De acordo com o médico cirurgião de Cabeça e Pescoço, Dr. Paulo Siebra, é importante ficar atento aos principais sintomas da doença. “Feridas que não cicatrizam; nódulos na região da boca, mandíbula e pescoço; manchas vermelhas ou esbranquiçadas; dificuldades na fala e na hora de comer, são sinais de alerta. Percebendo a presença de um ou mais, deve-se procurar um médico”, diz.
Ainda de acordo com o médico, alguns comportamentos e estilos de vida, ajudam a prevenir a incidência desse tipo de câncer. “Não fumar; evitar o consumo de álcool; ter uma alimentação rica em frutas, verduras e legumes; manter uma boa higiene bucal; usar protetor solar e evitar exposição ao sol prolongada; manter o peso corporal adequado e garantir a vacinação do HPV para os meninos de 11 a 14 anos e para meninas de 9 a 14 anos, são formas de prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço”, lembra Dr. Paulo Siebra.
O tratamento mais eficaz para o câncer de cabeça e pescoço é o procedimento cirúrgico. Assim sendo, a cirurgia será indicada para cada caso de maneira individualizada, já que a operação vai depender do estágio e localização do tumor e ainda se há ou não presença de metástase. Além da cirurgia, o câncer de cabeça e pescoço também conta com radioterapia e quimioterapia, que podem ser realizados de forma combinada, dependendo de cada quadro.