HSE atinge recorde de atendimentos de Tomografia
Em 2023, foram mais de 15 mil exames. Este ano espera-se superar o número
Foto: Dayane Gomes
O setor de tomografia do Hospital dos Servidores do Estado de Pernambuco (HSE) está com recorde de atendimentos. Inaugurado em 2021, o número de exames iniciou com uma média de 230 e, atualmente, atende uma demanda que supera 1500 exames mensais. Em 2023, os atendimentos atingiram um número surpreendente, ultrapassando os 15 mil exames, e em 2024, espera-se que possa seguir, ou até mesmo superar o fluxo.
O serviço de tomografia do HSE é voltado, principalmente, para a demanda interna do Hospital. Cerca de 90% dos pacientes são vindos do Serviço de Pronto Atendimento (SPA) e do internamento, já os outros 10% são do fluxo externo de beneficiários. O setor também possui uma equipe multiprofissional de médicos, radiologistas, enfermeiros, técnicos de radiologia, maqueiros, entre outros, e que prestam todo o atendimento necessário, todos os dias da semana, por 24 horas.
“A tomografia do HSE promove vários benefícios ao Hospital, sendo alguns deles a agilidade e melhoria do atendimento médico. O servidor chega hoje na emergência e, se ele precisar de uma tomografia, na mesma hora o exame será solicitado. Temos um atendimento mais eficaz, mais rápido e com maior resolutividade em todo o sistema. Os pacientes graves na UTI não precisam ser transferidos para realizar exame em outro local”, explica a coordenadora do Centro Diagnóstico, Ana Rita Carvalho.
Outra grande vantagem da tomografia do HSE, é o atendimento 24 horas. O local possui um sistema moderno denominado PACS (Picture Archiving and Communication System) que é responsável pelo gerenciamento e armazenamento de imagens médicas. O sistema otimiza o fluxo de trabalho podendo ser acessado de qualquer local. Sendo assim, todos os exames realizados na tomografia do HSE são realizados em um tomógrafo de última geração e laudados no mesmo dia. Já os pacientes vindos da emergência os laudos são concluídos no máximo com duas horas.
Ter o setor de tomografia dentro do HSE se tornou algo muito positivo para os beneficiários, além de tornar o atendimento mais ágil e eficiente. “Eu acho essencial o exame de tomografia ser feito no Hospital dos Servidores, porque a vida é questão de segundos e quanto mais agilidade nos atendimentos e principalmente nos exames, mais eficiente é o diagnóstico”, explicou a professora aposentada, Tânia Cristina Barbosa, 63 anos, beneficiária do Sassepe.
O Hospital dos Servidores busca, cada vez mais, oferecer atendimentos de qualidade para os seus beneficiários. “Se não tivesse o atendimento de tomografia aqui no hospital, eu teria que ir para uma ambulância, me deslocar, e isso tudo gera ansiedade e demora no atendimento”, finalizou a professora.