Começa restauração da Igreja de São Pedro, em Olinda
Templo é um dos mais simbólicos da cidade Patrimônio Cultural da Humanidade
Foto: Divulgação
Cuidar do legado que faz da cidade de Olinda Patrimônio Cultural da Humanidade segue sendo uma prioridade da Prefeitura e a restauração dos templos históricos faz parte desta estratégia de conservação. A igreja de São Pedro Apóstolo, que data do século XVIII, teve sua restauração iniciada. Em breve, todos poderão voltar a frequentar um dos espaços mais simbólicos da formação da nossa história.
Popularmente conhecido como Matriz de São Pedro, o templo, localizado no Carmo, tem torre única. Seu interior é simples, tendo também dois altares laterais.
O orçamento destinado para o serviço de restauro é de R$ 1,4 milhão, com repasse de recursos do Governo Federal, oriundos do PAC Cidades Históricas é só podem ser utilizados para este objetivo. O projeto foi chancelado pelo IPHAN, a execução e fiscalização da obra serão de responsabilidade da Prefeitura de Olinda. A previsão é que os trabalhos sigam até fevereiro de 2021.
O trabalho prevê a recuperação, reforço estrutural do madeiramento e imunização, destelhamento e retelhamento da coberta; revisão das instalações elétrica e hidráulica; adequação da acessibilidade; pintura geral; recuperação das esquadrias; restauração de pisos e revestimentos do templo religioso. A área construída do local é de 793.03 m².