Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Pernambuco

65% dos pacientes nos hospitais do Covid-19 da PCR são de outras cidades


Por: Aldo Vilela

Balanço da Secretaria de Saúde do Recife dessa terça-feira (7) aponta que 65% dos pacientes internados nos leitos de UTI em um dos sete hospitais provisórios estruturados pela Prefeitura para tratamento do Covid-19 vieram de outros municípi

08/07/2020
    Compartilhe:

Balanço da Secretaria de Saúde do Recife dessa terça-feira (7) aponta que 65% dos pacientes internados nos leitos de UTI em um dos sete hospitais provisórios estruturados pela Prefeitura para tratamento do Covid-19 vieram de outros municípi

Foto: Divulgação

Balanço da Secretaria de Saúde do Recife dessa terça-feira (7) aponta que 65% dos pacientes internados nos leitos de UTI em um dos sete hospitais provisórios estruturados pela Prefeitura para tratamento do Covid-19 vieram de outros municípios. De acordo com os números oficiais, das 168 pessoas em internamento atualmente, apenas 58 são recifenses. Com a ativação de mais 29 leitos para Unidade de Terapia Intensiva ontem, a capital pernambucana passa a ofertar 342 vagas de UTI.

"Os leitos de UTI vêm cumprindo um papel fundamental no enfrentamento à Covid-19 e a gente conseguiu evitar que aqui no Recife víssemos situações que foram vividas em outros locais do mundo e do Brasil, em que os profissionais de saúde tiveram que fazer a escolha de qual paciente vai ficar sem atendimento. Isso tudo foi evitado aqui e essa reorganização vai possibilitar realocar profissionais e equipamentos para esses novos leitos de UTI”, afirmou o prefeito Geraldo Julio (PSB), em coletiva à imprensa, ontem.

Dos 168 pacientes em atendimento em um dos hospitais de campanha do Recife, 28 são oriundos de cidades da Região Metropolitana. Outras 52 pessoas vieram de municípios do Agreste. De cidades da Zona da Mata são 27 pacientes. E da região do Sertão, 3 pacientes - dois de Arcoverde e um de Sertânia.

Depois do Recife, a cidade que mais "exportou" pacientes para ocupar leitos de UTI da capital pernambucana foi Caruaru. Da Capital do Agreste, atualmente 21 pacientes estão em tratamento em terapia intensiva por conta do Covid-19. Por conta do crescimento dos casos confirmados e mortes pelo novo coronavírus, recentemente o Governo de Pernambuco decretou "lockdown" em Caruaru e Bezerros a exemplo do que ocorreu em cinco cidades da Região Metropolitana, na estratégia de conter o avanço do vírus no Agreste e outras regiões.

Já analisando os números da Região Metropolitana do Recife, o município de Jaboatão dos Guararapes foi responsável por enviar oito pacientes para uma das UTI do Recife. Igarassu mandou cinco pacientes.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook