Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Cidade

Zona 30 da Ilha do Leite receberá novas sinalizações de urbanização tática

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

A intervenção garantirá o ordenamento do trânsito e induz ainda mais a redução da velocidade na via

23/01/2023
    Compartilhe:

A intervenção garantirá o ordenamento do trânsito e induz ainda mais a redução da velocidade na via

Foto: Samuel Caetano / CTTU

A Praça Miguel de Cervantes, na Ilha do Leite, área central do Recife, ganhará uma nova sinalização de urbanismo tático para ordenar o fluxo de veículos e melhorar a qualidade da travessia de pedestres. O local que faz parte das diversas Zonas 30 do município apresentou redução de 75% dos sinistros de trânsito com vítimas após a intervenção. O projeto, implementado pela Prefeitura do Recife, por meio da Secretaria de Política Urbana e Licenciamento (Sepul) e da Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), será iniciado a partir da terça-feira (24). A intervenção garantirá o ordenamento do trânsito e induz ainda mais a redução da velocidade na via, que apresenta um grande número de pedestres, em especial, crianças e idosos. Segundo Antônio Henrique, gerente de projetos cicloviários, foram realizadas pesquisas no local para viabilizar a requalificação.

A área de trânsito calmo da cidade visa proteger os pedestres e ciclistas, tornando o trânsito mais seguro para todas as pessoas. A adequação de velocidade nas vias é uma meta estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS), com o intuito de reduzir em 50% as vítimas de sinistros de trânsito nesta década. (2010-2030). De acordo com a OMS, a velocidade é o principal fator de risco em metade das mortes. Em paralelo às ações de fiscalização e intervenções, o setor educativo da CTTU realiza campanhas de conscientização dos motoristas sobre condutas seguras no trânsito.

O entorno da área da praça Miguel de Cervantes e da Rua Capitão José da Luz também contará com estacionamento Zona Azul. Ao todo, serão 88 vagas rotativas. A permanência será de duas horas no local, renovável por mais uma vez.

Ouça e saiba mais na reportagem completa de Guilherme Camilo clicando no play acima.
 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook