Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Saúde

Vacina brasileira contra covid-19 tem bons resultados em testes clínicos

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

Ela é a primeira vacina 100% nacional, pois não depende de transferência de tecnologia ou de importação para a sua produção

12/05/2023
    Compartilhe:

Ela é a primeira vacina 100% nacional, pois não depende de transferência de tecnologia ou de importação para a sua produção

Foto: Reprodução / MCTI UFMG

A vacina SpiN-Tec, desenvolvida  por pesquisadores da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), apresentou bons resultados na primeira fase de testes clínicos. Ela é a primeira vacina 100% nacional, pois não depende de transferência de tecnologia ou de importação para a sua produção. 

A fase clínica 1 teve início em novembro do ano passado, e dados preliminares apontaram que o imunizante “não apresentou problemas de segurança com os voluntários e tem potencial para gerar uma resposta imunológica ao vírus causador da doença.”

Até março deste ano, a vacina foi aplicada em 36 pessoas, com idade entre 18 e 54 anos. Os dados estão em análise pelos pesquisadores e devem ser apresentados ainda neste mês para a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). 

Caso o imunizante seja aprovado, a previsão é que a fase clínica 2 comece no início de junho, com 372 voluntários entre 18 e 85 anos. Quem vai receber a vacina precisa ter sido imunizado com duas doses iniciais da vacina CoronaVac ou da AstraZeneca, e uma ou duas doses de reforço da Pfizer ou AstraZeneca. Quem tomou a bivalente não poderá participar desta fase de testes. 

Até o início de 2025 a vacina pode estar disponível para a população.

Confira as informações com a repórter Lara Sá, clicando no 'play' acima.
 
 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook