Moradores da região tentam voltar à rotina em meio à tristeza
Foto: Lucas Arruda/CBN Recife
Uma semana após o desabamento do telhado do Santuário de Nossa Senhora da Conceição, na Zona Norte do Recife, que deixou duas pessoas mortas e 29 feridas, o Morro da Conceição tenta assimilar todos os sentimentos. Duas mulheres permanecem internadas, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE). Uma paciente de 80 anos e outra de 43, respectivamente, estão internadas nos hospitais Getúlio Vargas e Memorial Jaboatão.
Tentando voltar à rotina, as mães levam os filhos à escola, as barracas são abertas esperando o primeiro "bom dia", e os vizinhos se cumprimentam na praça que hoje recebe as celebrações religiosas improvisadas. Mas ainda é estranho olhar para o Santuário de Nossa Senhora da Conceição e perceber que, temporariamente, os escombros tomaram o lugar da alegria - mas não da fé.
Foto: Lucas Arruda/CBN Recife
Romildo Paulino, de 75 anos, além de devoto de Nossa Senhora, vende artigos religiosos ao lado do Santuário há 40 anos. Ele não presenciou o momento da tragédia, mas destaca que conviver com a tristeza é um aprendizado diário.
“Eu sou nascido aqui. Eu vinha à missa com minha mãe, às 4h, ainda criança. Eu conheço bem isso aqui. A gente sente muito, mas se Deus quiser, a festa vai existir”, afirmou o vendedor.
Foto: Lucas Arruda/CBN Recife
Essa esperança também é compartilhada por Juliana Xavier, de 41 anos. Ela foi aos pés da Santa, nesta sexta-feira (6), para pedir que Nossa Senhora interceda por todos. Emocionada, Juliana, moradora da Iputinga, na Zona Oeste, fala que todos os esforços são bem-vindos.
“Dói no coração. Eu não tinha tido coragem de vir antes, até por respeito ao trabalho. Também pelas pessoas que perderam seus entes queridos. Mas quando eu tive a oportunidade, vim prestar essa homenagem e mostrar que a gente se sensibiliza, mesmo não morando aqui”, relatou Juliana.
Foto: Lucas Arruda/CBN Recife
Prefeitura do Recife
O coordenador do Centro de Operações do Recife (COP), Anderson Soares, explicou que pelo menos 40% de todos os entulhos já foram retirados da parte interna do Santuário. Ele também relatou que a Prefeitura do Recife (PCR) pretende finalizar a remoção em breve.
“A gente tem trabalhado intensamente para fazer a remoção da estrutura metálica que veio a cair, mas é um trabalho ainda de risco, e que a gente precisa ter uma certa cautela. Estamos sempre avaliando qualquer dano que tenha na estrutura”, detalhou Anderson.
Na segunda-feira (2), a gestão municipal entregou 100 cestas básicas ao Santuário, para que fossem distribuídas às famílias da região em vulnerabilidade. Mantimentos estavam sendo entregues no momento em que o telhado desabou.
Foto: Lucas Arruda/CBN Recife
Sobre a Festa do Morro, que a Arquidiocese de Olinda e Recife (AOR) confirmou para acontecer entre os dias 28 de novembro e 8 de dezembro, Anderson Soares afirmou que a Prefeitura tem trabalhado para prestar todo o apoio.
“À frente do Santuário existe uma estrutura em que já no sábado (um dia após a tragédia) houve celebração de uma missa. E as celebrações têm ocorrido. (A Prefeitura do Recife) vai deixar a estrutura aqui o tempo que for necessário, para que a igreja mantenha seu trabalho de evangelização junto à comunidade”, declarou o coordenador do COP.
Os moradores da região, assim como os feridos e parentes, têm à disposição atendimento psicológico. Além das missas, a comunidade católica pode realizar momentos de fé aos pés da Santa das 6h às 8h, e das 18h às 21h, por determinação da Defesa Civil do Recife, para não atrapalhar a remoção dos escombros.
Investigação
Um dia após a tragédia, o Instituto de Criminalista recolheu parafusos quebrados que sustentavam o telhado da Igreja. Há suspeita de que a instalação de pelo menos 30 placas solares tenha causado o desabamento total da estrutura. A perícia deve ser concluída em 30 dias.
O blog do Jamildo teve acesso a uma mensagem enviada pelo Corpo dos Bombeiros de Pernambuco à Polícia Civil, afirmando que o Santuário da Igreja de Nossa Senhora da Conceição não tinha atestado de regularidade da corporação. Em outubro do ano passado, a igreja recebeu uma notificação do Corpo de Bombeiros.
A SunBrasil, empresa responsável pela instalação das placas solares, garantiu, em nota, que a igreja tinha laudo estrutural autorizativo, ainda e afirmando que a queda deve ter acontecido pela força excessiva dos ventos.
Enquanto isso, mais uma vez, o Morro vai se reconstruir. Afinal, a Festa de Nossa Senhora da Conceição está chegando. Será diferente, é verdade. Mas será, porque o povo do Morro carrega em si o Santuário.
Foto: Lucas Arruda/CBN Recife
Reportagem - Lucas Arruda
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 03/12/2024
Recife homenageia Elba Ramalho, Marron Brasileiro e Troça Abanadores do Arruda no Carnaval
O anúncio foi feito nesta segunda-feira (2)
- Por REDAÇÃO
- 02/12/2024
Prefeitura do Recife lança mutirão para negociar débitos de pequenos empreendedores
As condições para renegociação de dívidas estarão disponíveis até 31...
- Por REDAÇÃO
- 02/12/2024
Túnel Felipe Camarão, no Jordão, alaga e causa transtornos aos motoristas
O problema é recorrente na região
- Por REDAÇÃO
- 29/11/2024
Primeiro parque alagável do Recife é inaugurado nos bairros do Ipsep e Areias
Equipamento funciona como área de lazer e para mitigar enchentes
- Por REDAÇÃO
- 29/11/2024
Recife assume a direção da Rede Brasileira de Urbanismo em Áreas Centrais
A chefe do Gabinete do Centro, Ana Paula Vilaça, vai representar a capital...
- Por REDAÇÃO
- 29/11/2024
Abertura da 120ª Festa da Conceição do Morro leva fiéis à Zona Norte do Recife
A Procissão da Bandeira e uma missa marcaram o momento