“Tenho até amanhã para tomar a decisão”, diz Luciana Santos sobre disputar a Prefeitura de Olinda
A declaração foi dada ao repórter Lucas Arruda, da CBN Recife, no programa "Bom Dia, Ministra"
Foto: Reprodução/Blog do Elielson
Faltando um dia para que Ministros e Secretários de Estado deixem os cargos a fim de disputar as Eleições Municipais de 2024, a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos (PCdoB), afirmou que tem "até amanhã" para tomar a decisão se participará ou não do pleito pela Prefeitura de Olinda. A declaração foi dada ao repórter Lucas Arruda, da CBN Recife, no programa "Bom Dia, Ministra", da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).
Luciana Santos foi prefeita de Olinda entre 2001 e 2008, além de também ter participado da disputa eleitoral pelo município em 2016 - chegando ao 4º lugar no 1º turno. Ela é um dos nomes mais cotados, no campo da esquerda, para chefiar a Marim dos Caetés a partir do próximo ano, e sua decisão é aguardada pelo bloco político.
Com o prazo para desincompatibilização dos ministros e secretários chegando ao fim nesta quinta-feira (6), data que marca quatro meses antes do primeiro turno das Eleições Municipais 2024 (6 de outubro), a ministra afirmou que, apesar do desafio concedido a ela de reestruturar a ciência e a tecnologia no país, jamais vai se distanciar da sua cidade.
"Eu tenho até amanhã para tomar a decisão, não é verdade? Mas eu quero dizer que a prioridade da gente nesse período todo tem sido exatamente cuidar dessa grande responsabilidade que é o Ministério da Ciência e Tecnologia. É um desafio gigantesco, estratégico para o país. Temos procurado fazer valer a confiança não só do presidente Lula, mas do povo brasileiro para poder efetivar essa política pública tão fundamental para soluções do dia a dia do povo brasileiro.
E esse debate municipal eu participo efetivamente, porque além de ser presidente nacional do partido (PCdoB), eu sou presidente da Federação "Brasil de Esperança", que junta PT, PV e PCdoB, e certamente nós teremos uma boa solução para a situação de Olinda. Em qualquer circunstância, eu não vou jamais me distanciar da minha cidade. Em qualquer posição que eu estiver jogando, eu vou estar presente em Pernambuco e na cidade de Olinda", declarou.
A ministra do governo Lula também foi nomeada secretária de Ciência, Tecnologia e Meio Ambiente de Pernambuco, em 2009, pelo então governador Eduardo Campos, além de Vice-Governadora do estado na gestão Paulo Câmara, entre 2019 e 2022.
A decisão de Santos, positiva ou negativa, deve agitar as articulações em Olinda para consolidação de um (a) candidato (a) que represente a Federação. O presidente Lula teria sinalizado favoravelmente para que Luciana disputasse a Prefeitura de Olinda neste ano, no entanto, a descontinuidade do PCdoB no comando da pasta é um dos fatores para que a ministra opte por não deixar a Capital Federal.
Ouça a matéria do repórter Lucas Arruda no 'Play' acima
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 04/12/2024
STF retoma julgamento sobre responsabilidade das plataformas digitais por conteúdos ilegais
O artigo 19 do Marco Civil da Internet, em vigor desde 2014, é o ponto...
- Por REDAÇÃO
- 03/12/2024
Alepe elege Mesa Diretora e suplentes para o próximo biênio
Álvaro Porto (PSDB) foi reeleito presidente da Casa de Joaquim Nabuco
- Por REDAÇÃO
- 02/12/2024
Raquel Lyra realiza encontro com prefeitos eleitos de Pernambuco nesta segunda
Encontro acontece em Recife
- Por REDAÇÃO
- 29/11/2024
Antônio Coelho pede exoneração no Recife para participar de eleição da Alepe
O deputado estadual pediu exoneração do cargo para retornar à Alepe e...
- Por REDAÇÃO
- 29/11/2024
Raquel Lyra assina contrato de regularização fundiária em Pernambuco
A ação vai acontecer por meio do programa Periferia Viva
- Por REDAÇÃO
- 27/11/2024
Projeto de Lei sobre “surfe nos ônibus” é vetado na íntegra por Raquel Lyra
O texto retorna à Alepe, que deve manter ou derrubar a decisão da...