O novo esquema completo incluirá quatro doses, aos 2, 4, 6 e 15 meses de idade.
Foto: G1
A substituição das icônicas gotinhas que desempenharam um papel fundamental na erradicação da poliomielite no Brasil está dando lugar à imunização intramuscular. Anunciada pelo Ministério da Saúde, a substituição da vacina oral poliomielite (VOP) pela versão inativada (VIP) do imunizante será gradativamente. A mudança é respaldada por recomendações da Câmara Técnica de Assessoramento em Imunizações (CTAI), que considerou novas evidências científicas, apontando para uma maior segurança e eficácia da VIP.
A poliomielite, também conhecida como paralisia infantil, é uma doença grave que pode causar paralisia permanente em pernas e braços, bem como ameaçar a vida devido à paralisia dos músculos torácicos responsáveis pela respiração. Graças às gotinhas, que eram fáceis de administrar e de baixo custo, o Brasil e outros países conseguiram erradicar a poliomielite.
A vacinação contra a poliomielite no Brasil atualmente consiste em três doses da versão inativada (VIP) administradas aos 2, 4 e 6 meses de idade, seguidas por duas doses de reforço da vacina oral da poliomielite (VOP) aos 15 meses e aos 4 anos de idade. A partir do primeiro semestre de 2024, o governo federal orientará uma mudança nesse esquema, eliminando as duas doses de reforço da vacina oral e substituindo-as por apenas uma dose de reforço da vacina inativada, aos 15 meses de idade. O novo esquema completo incluirá quatro doses, aos 2, 4, 6 e 15 meses de idade.
Apesar dessa evolução no combate à poliomielite, o Zé Gotinha, símbolo histórico da importância da vacinação no Brasil, continuará sua missão de sensibilizar crianças, pais e responsáveis, participando das ações de imunização e campanhas do governo. A Comissão de Certificação da Erradicação da Pólio no Brasil, uma entidade ligada ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) junto à Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), celebra 50 anos em 2023, destacando o progresso na luta contra essa doença.
Ouça a nota da repórter Clara dos Anjos clicando no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 03/12/2024
Programa Cuida PE realiza 500 cirurgias eletivas com mutirões em todo Estado
A meta é passar o marco de 1000 cirurgias até dia 8 de dezembro
- Por REDAÇÃO
- 27/11/2024
Saúde anuncia acordo para garantir abastecimento de insulina no SUS
Acordo define entrega de 93% do volume contratado até dezembro
- Por REDAÇÃO
- 24/11/2024
São Lourenço da Mata promove semana de vacinação contra poliomielite a partir desta segunda-feira (25)
A iniciativa acontece em todas as unidades de saúde do município, no...
- Por REDAÇÃO
- 24/11/2024
Mutirão para procedimentos cirúrgicos do Cuida PE começa nesta segunda-feira (25)
Ação terá cerca de mil procedimentos cirúrgicos e acontece até o dia 8...
- Por REDAÇÃO
- 21/11/2024
Hemobrás atinge recordes históricos na coleta e aproveitamento de plasma
A previsão é encerrar o ano com 200 mil litros captados
- Por REDAÇÃO
- 21/11/2024
Hemope promove Semana do Doador em celebração dos seus 47 anos
Durante a semana, todos os oito hemocentros do Estado, espalhados do Litoral...