Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Política

STF instaura novos inquéritos e mira deputados que podem ter incitado atos em Brasília; Clarissa Tércio é investigada

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

A atitude de Clarissa pode ser associada aos crimes de abolição violenta do estado democrático de direito, ameaça, associação criminosa, golpe de estado, incitação ao crime, perseguição e terrorismo

24/01/2023
    Compartilhe:

A atitude de Clarissa pode ser associada aos crimes de abolição violenta do estado democrático de direito, ameaça, associação criminosa, golpe de estado, incitação ao crime, perseguição e terrorismo

Foto: Reprodução/Alepe

O Ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), acatou a solicitação da Procuradoria-Geral da República (PGR) e autorizou a abertura dos inquéritos para apurar o envolvimento dos deputados federais diplomados André Fernandes (PL-CE), Silvia Waiãpi (PL-AP) e Clarissa Tércio (PP-PE) quanto a incitação aos atos antidemocráticos praticados no dia 8 de janeiro contra os Três Poderes, em Brasília.

Clarissa está no fim de seu mandato enquanto deputada estadual e se prepara para assumir uma cadeira na Casa Alta. 

Através de nota, a parlamentar pernambucana afirmou, mais uma vez, ser “totalmente contrária a qualquer ato de violência, vandalismo ou de destruição do patrimônio público, que venha ameaçar a democracia”. Clarissa disse ainda que aguardará “de forma tranquila a apuração dos fatos, com a certeza de que a verdade prevalecerá”.

A solicitação feita pela PGR afirma que “postagens feitas [pelos parlamentares] em redes sociais antes e durante as invasões podem configurar incitação pública à prática de crime (conduta prevista no art. 286 do Código Penal) e tentativa de abolir, mediante violência ou grave ameaça, o estado democrático de direito”.

A atitude de Clarissa, segundo o magistrado, pode ser associada aos crimes de abolição violenta do estado democrático de direito, ameaça, associação criminosa, golpe de estado, incitação ao crime, perseguição e terrorismo.

Ouça a nota de Assíria Florêncio sobre o assunto clicando no play acima.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook