Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Saúde

SES-PE registra 16 vítimas de “agulhadas” durante o carnaval em Pernambuco


Por: REDAÇÃO Portal

Vítimas foram atendidas no Hospital Correia Picanço, no Recife

17/03/2025
    Compartilhe:

Vítimas foram atendidas no Hospital Correia Picanço, no Recife

Foto: Divulgação/Prefeitura de Olinda

A Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) registrou o atendimento de 16 pessoas no Hospital Correia Picanço, no bairro da Tamarineira, na Zona Norte do Recife, que relataram ter sido furadas por agulhas durante o Carnaval na Região Metropolitana (RMR). Segundo a SES-PE, “os pacientes foram avaliados clinicamente e receberam a devida assistência, além das medidas de profilaxia conforme o risco de exposição de cada um”. O Hospital Correia Picanço é referência no tratamento e prevenção de infecções sexualmente transmissíveis.

No ano passado, foram 29 casos registrados pela SES-PE em Recife e Olinda, entre os dias 9 e 15 de fevereiro, sendo 16 mulheres e 13 homens. Já em 2020, houve o registro de 41 casos, sendo as mulheres (25) as principais vítimas dos "carimbadores", como são chamadas as pessoas que furam indivíduos com objetos pontiagudos, como seringas e agulhas, havendo a possibilidade de transmitir doenças.

Quanto aos 16 casos registrados no último carnaval, ainda não há confirmação se as agulhas estavam ou não contaminadas. As vítimas serão acompanhadas no ambulatório especializado da própria unidade de saúde, onde realizarão a repetição dos exames com 30 e 90 dias pós-exposição, respectivamente.

Os pacientes vítimas de agulhadas, devido ao risco ao HIV, realizam o protocolo de quimioprofilaxia pós-exposição a material biológico, que consiste no atendimento clínico, coleta de exames laboratoriais, prescrição e dispensação da Profilaxia Pós-Exposição ao HIV.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook