Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Saúde

SES-PE discute importância do Teste do Pezinho

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

O evento é voltado para profissionais de referência da Triagem Neonatal, das maternidades, da atenção básica, dos estudantes e da pós-graduação em saúde

05/06/2023
    Compartilhe:

 O evento é voltado para profissionais de referência da Triagem Neonatal, das maternidades, da atenção básica, dos estudantes e da pós-graduação em saúde

Foto: Reprodução/G1

Para comemorar o Dia Nacional do Teste do Pezinho, que é celebrado nesta terça-feira (6), a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) vai promover um evento para debater os desafios da triagem neonatal e a relevância do exame médico. O encontro, que acontecerá na sede da SES-PE, contará com o apoio da Sociedade Brasileira de Triagem Neonatal e Erros Inatos do Metabolismo (SBTEIM).

Na ocasião, será feito o lançamento da campanha "Passos de que importam", uma das ações estratégicas do Estado para fortalecer a rede de serviço neonatal em Pernambuco. 

O evento é voltado para profissionais de referência da Triagem Neonatal, das maternidades, da atenção básica, dos estudantes e da pós-graduação em saúde. 

O Teste do Pezinho é ofertado pelo Sistema Único de Saúde (SUS), que pode identificar até seis doenças incluídas no Programa Nacional de Triagem Neonatal (PNTN): fenilcetonúria, hipotireoidismo congênito, doença falciforme e outras hemoglobinopatias, fibrose cística, hiperplasia adrenal congênita e deficiência de biotinidase. O exame deve ser feito em todos os recém-nascidos, entre o terceiro e o quinto dia de vida. 

Se alguma patologia for diagnosticada precocemente, as intervenções e o tratamento podem ser mais efetivos para tratar a saúde do bebê. Por isso, a importância de não deixar de realizar o Teste do Pezinho em recém-nascidos.


Serviços:

Data: 06 de junho de 2023.

Local: Auditório da Secretaria

Estadual de Saúde de

Pernambuco- Bongi


Ouça a notícia com a repórter Lara Sá clicando no play acima.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook