Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Saúde

SES autoriza aplicação da quarta dose contra Covid-19 em jovens imunocomprometidos

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

A quarta dose deve ser aplicada com um intervalo de 4 meses desde a última vacina

16/02/2022
    Compartilhe:

A quarta dose deve ser aplicada com um intervalo de 4 meses desde a última vacina

Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press

Nessa terça-feira (15) a Secretaria Estadual de Saúde divulgou uma nota técnica para incluir adolescentes e imunocomprometidos, além de gestantes e puérperas de 12 a 17 anos de idade na lista de cidadãos aptos para receber uma quarta dose da vacina contra a Covid-19. A segunda dose de reforço já vem sendo aplicada há cerca de dois meses depois da autorização dada pelo Ministério da Saúde que permite aplicar a dose em pessoas imunossuprimidas a partir dos 18 anos de idade. No estado de Pernambuco os números de pacientes que receberam o imunizante pela quarta vez é baixo. Apenas 3,2% dos 58.150 integrantes do grupo apto estão com o esquema completo.

Os imunossuprimidos são pessoas que passaram por algum transplante ou portam HIV e precisam de medicamentos imunossupressores para o resto da vida. Esses indivíduos têm um sistema imunológico que não funciona da maneira que deveria e se tornam um alvo vulnerável da covid. A quarta dose deve ser aplicada com um intervalo de 4 meses desde a última vacina. O imunizante recomendado pelo Ministério da Saúde é o Pfizer/BioNtech.

Com informações do Ministério da Saúde:

São imunossuprimidas pessoas que apresentem: imunodeficiência primária grave (erros inatos da imunidade); Quimioterapia para câncer; Transplantados de órgãos sólidos ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras; Pessoas vivendo com HIV/AID; Uso de corticóides em doses ≥20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, ≥14 dias; Uso de drogas modificadoras da resposta imune; doenças auto inflamatórias, doenças intestinais inflamatórias; Pacientes em hemodiálise; Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas.

 

Confira mais informações da matéria do repórter Emerson Saboia, clicando no play acima.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook