Sertão Vivo: Pernambuco garante R$ 300 milhões do Governo Federal que vão beneficiar 75 mil famílias no Agreste e Sertão
O projeto foi selecionado através de edital lançado pelo BNDES para atender a população que vive no semiárido nordestino.
Foto: Reprodução/ GOV Bahia
A governadora Raquel Lyra anunciou o compromisso de destinar recursos para fortalecer a agricultura familiar em Pernambuco. O projeto, proposto pelo Governo do Estado, foi selecionado pelo Projeto Sertão Vivo, uma iniciativa do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) em parceria com o Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA).
A governadora do Estado de Pernambuco, Raquel Lyra, fala sobre os detalhes do programa.
O "Raízes Resilientes" abrangerá financiamento para roçados e quintais produtivos, suporte à construção de uma rede de agricultores e promoção do empreendedorismo local, além de financiamento para cisternas, açudes e sistemas de armazenamento de água subterrânea, juntamente com sistemas de tratamento e reutilização de águas residuais domésticas.
A execução do projeto ficará a cargo da Secretaria de Desenvolvimento Agrário, Agricultura, Pecuária e Pesca (SDA), com supervisão do Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA). Além disso, o projeto estabelecerá parcerias com prefeituras, conselhos estaduais e municipais, universidades e outras organizações de pesquisa, bem como organizações da sociedade civil. O projeto tem previsão de início para fevereiro de 2024, com um prazo de execução de 60 meses e conclusão prevista para janeiro de 2029. No total, 75 mil famílias em 55 municípios serão beneficiadas por essa iniciativa.
Entre os municípios classificados foram: Orocó, Carnaubeira da Penha, Calumbi, Afrânio, Jataúba, Sairé, Iati, Paranatama, Pedra, Betânia, Brejão, Caetés, Bom Jardim, Cumaru, Santa Maria do Cambucá, Vertente do Lério, Manari, Santa Maria da Boa Vista, Frei Miguelinho, Dormentes, Capoeiras, Moreilândia, Santa Filomena, Cabrobó, Águas Belas, Bodocó, Exu, São João, Alagoinha, Casinhas, Lagoa Grande, Mirandiba, Poção, Riacho das Almas, Buíque, Flores, Itaíba, Ouricuri, Serrita, Tupanatinga, Altinho, Calçado, Inajá, Jupi, Lagoa dos Gatos, Orobó, Saloá, São Joaquim do Monte, Ingazeira, Jucati, Jurema, Lagoa do Ouro, Canhotinho, Caruaru e Quipapá.
Ouça a matéria da repórter Clara dos Anjos clicando no 'play' acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 04/12/2024
Nova lei cria política de enfrentamento ao tráfico de pessoas em Pernambuco
Medida legislativa irá criar diretrizes e ações de enfrentamento ao crime
- Por REDAÇÃO
- 04/12/2024
Governo de Pernambuco propõe criação de novas secretarias; Alepe avalia as mudanças
Os nomes que assumirão os novos cargos ainda não foram divulgados
- Por REDAÇÃO
- 04/12/2024
TJPE derruba liminar que afastava esposa do prefeito de Gravatá do cargo de secretária
A decisão monocrática havia atendido a um pedido do Ministério de Público...
- Por REDAÇÃO
- 04/12/2024
Governo de Pernambuco inaugura novo presídio no Complexo Prisional do Curado
O novo equipamento carcerário conta com 954 vagas para regime fechado
- Por REDAÇÃO
- 03/12/2024
Compesa lança nova tarifa social para 1,63 milhão de pernambucanos
A nova tarifa vai entrar em vigor no primeiro trimestre de 2025
- Por REDAÇÃO
- 03/12/2024
TCE-PE aponta que somente 34% dos pernambucanos têm acesso à coleta de esgoto
O estudo contou com informações de prefeituras, da Compesa e de outros...