Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Cultura

Senado aprova projeto que institui o Dia Nacional do Maracatu

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

O PL 397/2019 teve autoria da então deputada Luciana Santos (PCdoB)

16/10/2024
    Compartilhe:

O PL 397/2019 teve autoria da então deputada Luciana Santos (PCdoB)

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

O Senado aprovou o projeto de lei que cria o Dia Nacional do Maracatu, em 1º de agosto. A data marca o nascimento do mestre Luís de França, ícone do Maracatu Nação Leão Coroado, de Águas Compridas, em Olinda - mais antigo no Brasil em atividade ininterrupta. 

O PL 397/2019 teve autoria da então deputada federal Luciana Santos (PCdoB) - hoje ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação - e relatoria do senador Humberto Costa (PT-PE). Após a tramitação e aprovação no Plenário do Senado, o  PL segue para sanção do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Em Pernambuco, 1º de agosto é considerado o Dia do Maracatu desde 1997. A expressão é datada do século XVIII, e tem influências africanas, indígenas e europeias na mistura de música, dança e religião.

O Maracatu é dividido em dois tipos principais: Maracatu Nação ou de Baque-Virado, mais comum na Região Metropolitana do Recife (RMR), e Maracatu Rural ou de Baque-Solto, ligado às tradições da cultura da cana-de-açúcar na Zona da Mata. Os nomes representam as características sonoras de cada ritmo pelo uso das alfaias, caixas, agbês e outros instrumentos percussivos. 

O Maracatu Nação Leão Coroado foi fundado em 8 de dezembro de 1863. Mestre Luís de França, sacerdote do candomblé falecido em 3 de maio de 1997, comandou o maracatu por cinquenta anos, tendo deixado um importante legado enquanto ícone da cultura brasileira. 

Reportagem - Lucas Arruda

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook