Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Eleições

Segundo turno 2024: confira orientações e regras para a votação


Por: REDAÇÃO Portal

A Justiça Eleitoral reforça que é proibido portar celulares, câmeras ou outros equipamentos eletrônicos na cabine de votação

26/10/2024
    Compartilhe:

A Justiça Eleitoral reforça que é proibido portar celulares, câmeras ou outros equipamentos eletrônicos na cabine de votação

Foto: Reprodução/Agência Brasil

Os eleitores de 51 municípios brasileiros retornarão às urnas para o segundo turno das eleições municipais, neste domingo (27). A votação, que ocorre das 8h às 17h (horário de Brasília), permitirá que mais de 33 milhões de cidadãos escolham os prefeitos que os representarão pelos próximos quatro anos. Quem não votou no primeiro turno poderá participar normalmente, pois a Justiça Eleitoral trata cada turno como uma eleição independente.

Para votar, é necessário apresentar um documento oficial com foto, como e-Título, carteira de identidade, passaporte ou carteira nacional de habilitação, mesmo que vencida. Não é obrigatório portar o título eleitoral, mas o eleitor deve saber o número e o local de sua zona de votação, informações disponíveis no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou pelo aplicativo e-Título.

A Justiça Eleitoral reforça que é proibido portar celulares, câmeras ou outros equipamentos eletrônicos na cabine de votação, de modo a garantir o sigilo do voto. Já a manifestação individual, como uso de camisetas, broches ou adesivos, é permitida, mas a reunião de eleitores para expressar apoio a candidatos é vedada pela legislação.

Durante o período eleitoral, o transporte de armas e munições é proibido para colecionadores e civis com porte, com exceção de agentes em serviço. Os eleitores que estiverem fora de seu município devem justificar a ausência pelo e-Título ou pelo site do TSE até 60 dias após a eleição.

Após o encerramento da votação, às 17h, o TSE iniciará a divulgação dos resultados, incluindo votos válidos, nulos, brancos e abstenções.

Ouça a nota da repórter Clara dos Anjos clicando no play acima.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook