Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Saúde

Secretaria Estadual de Saúde emite nota com diretrizes de vigilância sobre varíola dos macacos

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

Apesar de Pernambuco não ter nenhum registro da doença, o Brasil já confirmou, ao todo, 37 casos, sendo um deles no Ceará

30/06/2022
    Compartilhe:

Apesar de Pernambuco não ter nenhum registro da doença, o Brasil já confirmou, ao todo, 37 casos, sendo um deles no Ceará

Foto: g1

 

A Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), através do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde​​ de Pernambuco (CIEVS/PE), publicou nota técnica atualizando as diretrizes que devem ser tomadas no estado em caso de suspeita do vírus monkeypox, conhecido como varíola dos macacos. Apesar de Pernambuco não ter nenhum registro da doença, o Brasil já confirmou, ao todo, 37 casos, sendo um deles no Ceará.

Na nota, a secretaria explica como se dá a transmissão, geralmente por via de gotículas respiratórias, mas também por meio de fluidos corporais (beijo, relações sexuais), e, também, os sintomas da doença, que incluem febre, dor de cabeça, dores musculares, dores nas costas, adenomegalia (o aumento das glândulas dos pescoço), calafrios, exaustão e erupções cutâneas.

A SES-PE caracteriza como caso suspeito da doença indivíduos qualquer idade que, desde o dia 15 de março de 2022, apresente início súbito de erupção cutânea aguda sugestiva de varíola, única ou múltipla, em qualquer parte do corpo (incluindo região genital), associada ou não a adenomegalia ou relato de febre. É suspeito, também, se o indivíduo teve histórico de viagem ao país com casos confirmados da doença 21 dias antes do início dos sintomas e também vínculo com alguém que foi confirmado com o monkeypox.

Em caso suspeito da doença, a orientação da SES-PE é de realizar o isolamento imediato do indivíduo, havendo notificação às autoridades sanitárias e coleta amostras clínicas. 

Confira mais informações na reportagem de Assíria Florêncio, disponível no play acima.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook