Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Saúde

Secretaria Estadual de Saúde cria comitê para acompanhar casos de doenças respiratórias em crianças


Por: REDAÇÃO Portal

Reunião semanal acontece às quartas-feiras e monitora Síndrome Respiratória Aguda Grave

14/03/2025
    Compartilhe:

Reunião semanal acontece às quartas-feiras e monitora Síndrome Respiratória Aguda Grave

Foto: Divulgação/SES-PE

Desde o lançamento do Plano de Contingência da Sazonalidade dos Vírus Respiratórios na Pediatria, em 18 de fevereiro, a Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco (SES-PE) estabeleceu de forma definitiva um comitê que se reúne semanalmente, às quartas-feiras, para monitorar os casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em crianças no estado. O grupo, que conta com representantes de todas as secretarias executivas da SES-PE, analisa diversos indicadores, incluindo a quantidade de casos registrados, relatórios epidemiológicos, além do acompanhamento da abertura de novos leitos e da evolução das teleinterconsultas.

O secretário executivo de Gestão Estratégica e Coordenação Geral (SEGECG), Anderson Oliveira, detalhou o funcionamento de agora em diante: “O grupo acompanha as etapas que definem as mudanças de fases descritas no plano de contingência para que todas as medidas sejam tomadas de forma oportuna”.

Em Pernambuco, o período de maior incidência dessas doenças ocorre entre março e agosto. Esse cenário é influenciado por fatores como condições climáticas, alta umidade e mutações dos vírus, além da maior permanência das crianças em ambientes fechados, como escolas e creches, o que favorece a disseminação dos agentes infecciosos. Durante essa época, as crianças ficam mais suscetíveis a infecções respiratórias, sendo a bronquiolite — uma inflamação viral dos bronquíolos — uma das principais causas de internação hospitalar. Muitas desses pequenos necessitam de cuidados intensivos em Unidades de Terapia Intensiva (UTI). Diante disso, a SES-PE intensifica a oferta de atendimento especializado para atender a demanda crescente.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook