Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Saúde

Saiba como evitar os riscos do contato com os óleos das praias

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

Dermatologista esclarece medidas que devem ser tomadas, caso aconteça penetração da substância na pele

22/10/2019
    Compartilhe:

Dermatologista esclarece medidas que devem ser tomadas, caso aconteça penetração da substância na pele

Com o vazamento de óleo no litoral pernambucano, muitas pessoas e voluntários estão engajados na limpeza das praias para tentar amenizar os inúmeros riscos que o crime ambiental pode ocasionar. No entanto, alguns cuidados devem ser tomados, porque muitos problemas de pele podem ser gerados através do contato da substância com a pele. 

A dermatologista, Lígia Guedes, esteve no programa CBN Recife para esclarecer quais medidas devem ser tomadas, caso aconteça a penetração do petróleo na pele, quais são os problemas dermatológicos que podem ser causados e como evitá-los. Segundo ela, o principal fator vai ser o tempo de contato que o paciente vai ter com as substâncias e a as respectivas restrições de pele de cada um. “Os problemas maiores ocorrem com a exposição mais prolongada e em áreas maiores. Alguns grupos são mais suscetíveis como, por exemplo, crianças e idosos, que possuem a pele mais fina e sensível. A lesão mais comum que pode aparecer é uma dermatite de contato aguda, que se manifesta  com uma vermelhidão, com uma coceira, que pode evoluir com surgimento de bolhas e até infeccionar”, explica Lígia. 

Ainda de acordo com a médica, ao entrar em contato com a substância, os pacientes devem, inicialmente, remover com auxílio do óleo de cozinha, depois lavar com água e sabão. Caso, observem algum sintoma diferente, como vermelhidão, devem procurar orientação médica. 

Confira a entrevista completa com Lígia Guedes, disponível no play acima, para ficar sabendo de outras dicas e medidas.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook