Candidata pelo PSTU faz críticas ao processo eleitoral, alegando violação da democracia devido à falta de equidade entre os prefeituráveis, e amplia o debate sobre a saúde e a educação
Foto: Reprodução / G1
Por Antonio Diniz
Dando continuidade à Sabatina das Eleições 2020, a CBN Recife recebeu a candidata pelo PSTU Cláudia Ribeiro para abordar o plano de governo e as propostas para as áreas de educação, saúde, orçamento público, saneamento básico e mobilidade urbana. Inicialmente, em entrevista ao jornalista Mário Neto e a cientista política Priscila Lapa, a professora fez críticas às regras que contemplam o processo eleitoral, alegando que elas representam um verdadeiro “estelionato eleitoral”, pois violam a democracia e privilegiam candidatos que já estão no poder há muito tempo. “Democracia, na disputa eleitoral, seria que todos os partidos tivessem iguais direitos de se apresentar para a população e aí sim a população poderia escolher no tempo igual que todos tivessem direito a tê-lo, de fato, qual era o melhor programa. A gente não consegue chegar à casa da população para que ela tenha o direito de escutar as nossas propostas”, aponta a candidata.
No campo da educação, a prefeiturável pelo PSTU ressaltou o déficit da educação pública, sobretudo na faixa etária infantil, que apresenta cerca de 30 mil crianças fora da escola. Ela associa a deficiência à falta de direitos básicos, já que mais de 280 mil pessoas da população recifense vivem em situação de vulnerabilidade, sem acesso à residência e em condições precárias. “Não tem como falar de um projeto educacional sem falar da estrutura da cidade, para garantir a população pobre, que está completamente desacobertada, que ela tem um conjunto de acessos a bens básicos, como moradia, tratamento de água, tratamento de saneamento e direito à escola pública. Tem que falar em orçamento, porque qualquer projeto que fala de aumentar vagas, de melhorar a educação pública, de valorização profissional, sem falar de orçamento, mais uma vez, vai estar mentindo para a população”, destaca Ribeiro.
Cláudia amplia o debate, mais uma vez, ao falar sobre a saúde. Ela salienta que é fundamental abordar o tema em toda sua complexidade para que as organizações sanitárias possam ser discutidas de maneira preventiva. Por isso, a candidata evidencia a necessidade de tratamento de água, saneamento básico, escola pública de qualidade, com o intuito de possibilitar as carências humanas como um todo. “Não dá para a gente querer apenas lá na ponta, quando a trabalhadora, a mãe de família, a criança, por não ter tido acesso ao tratamento de água, é infectada por doenças, como a diarreia, por exemplo, que está matando muita gente no mundo e no país”, afirma.
Confira os detalhes da sabatina com Cláudia Ribeiro através do play acima ou do canal do youtube da CBN Recife.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 04/12/2024
STF retoma julgamento sobre responsabilidade das plataformas digitais por conteúdos ilegais
O artigo 19 do Marco Civil da Internet, em vigor desde 2014, é o ponto...
- Por REDAÇÃO
- 03/12/2024
Alepe elege Mesa Diretora e suplentes para o próximo biênio
Álvaro Porto (PSDB) foi reeleito presidente da Casa de Joaquim Nabuco
- Por REDAÇÃO
- 02/12/2024
Raquel Lyra realiza encontro com prefeitos eleitos de Pernambuco nesta segunda
Encontro acontece em Recife
- Por REDAÇÃO
- 29/11/2024
Antônio Coelho pede exoneração no Recife para participar de eleição da Alepe
O deputado estadual pediu exoneração do cargo para retornar à Alepe e...
- Por REDAÇÃO
- 29/11/2024
Raquel Lyra assina contrato de regularização fundiária em Pernambuco
A ação vai acontecer por meio do programa Periferia Viva
- Por REDAÇÃO
- 27/11/2024
Projeto de Lei sobre “surfe nos ônibus” é vetado na íntegra por Raquel Lyra
O texto retorna à Alepe, que deve manter ou derrubar a decisão da...