Pela primeira vez, desde o início da pandemia, a capital pernambucana soma 10 dias consecutivos sem notificações de óbitos causados pela covid-19.
Foto: Pexels
Pela primeira vez, desde o início da pandemia, a capital pernambucana soma 10 dias consecutivos sem notificações de óbitos causados pela covid-19. De acordo com a prefeitura, o intervalo ocorreu de 11 a 20 de março e o mês também possui a contagem de mais dias sem ocorrência de mortes, totalizando 18 dias alternados até o relatório mais recente. A gestão municipal explica que os números podem sofrer alterações diante da atualização diária do banco de dados.
Antes disso, o maior período sem registros de óbitos pelo novo coronavírus foi em janeiro deste ano, quando se passaram quatro dias seguidos sem novas notificações. O terceiro maior período sem ocorrências de mortes por covid-19 foi em novembro e dezembro de 2021, quando transcorreram três dias consecutivos sem notificações. Já os meses que registraram mais dias alternados sem notificação de óbitos foram: novembro de 2021, com nove dias, e dezembro de 2021, com oito dias.
Para a secretária de Saúde do Recife, Luciana Albuquerque, a perda de força dos indicadores servem para um ter um termômetro da pandemia da covid-19. “Nesse momento, observamos redução nos casos leves, graves e nos óbitos por covid, também. Ainda de acordo com a gestora de saúde, o cenário é reflexo da vacinação.
Após picos de muitos casos e óbitos, o cenário epidemiológico da covid-19 no Recife vem se modificando positivamente. Para se ter ideia, em março de 2021, foram registradas 544 mortes por síndrome respiratória aguda grave (srag) causadas pelo novo coronavírus. Já em março deste ano, até o dia 26, foram notificados 11 óbitos. Isso representa uma queda de 97,9%, segundo dados da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde (Sesau) do município.
Além disso, ainda houve diminuição no número de registros de casos de srag. Em março de 2021, foram confirmados 1.460 casos deste tipo e, em março deste ano, até o momento, foram 12 - configurando uma redução de 99,1%.
Confira as informações com o repórter Fernando Alvarenga, clicando no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 03/12/2024
Programa Cuida PE realiza 500 cirurgias eletivas com mutirões em todo Estado
A meta é passar o marco de 1000 cirurgias até dia 8 de dezembro
- Por REDAÇÃO
- 27/11/2024
Saúde anuncia acordo para garantir abastecimento de insulina no SUS
Acordo define entrega de 93% do volume contratado até dezembro
- Por REDAÇÃO
- 24/11/2024
São Lourenço da Mata promove semana de vacinação contra poliomielite a partir desta segunda-feira (25)
A iniciativa acontece em todas as unidades de saúde do município, no...
- Por REDAÇÃO
- 24/11/2024
Mutirão para procedimentos cirúrgicos do Cuida PE começa nesta segunda-feira (25)
Ação terá cerca de mil procedimentos cirúrgicos e acontece até o dia 8...
- Por REDAÇÃO
- 21/11/2024
Hemobrás atinge recordes históricos na coleta e aproveitamento de plasma
A previsão é encerrar o ano com 200 mil litros captados
- Por REDAÇÃO
- 21/11/2024
Hemope promove Semana do Doador em celebração dos seus 47 anos
Durante a semana, todos os oito hemocentros do Estado, espalhados do Litoral...