A medida implicará em uma redução de 95% no valor da conta de luz das escolas e creches municipais.
Foto: Anátoli Pinho / PCR
A Prefeitura do Recife lançou o programa Escola Solar no Grau, ação com foco na geração de energia solar para as escolas e creches da Rede Municipal de Ensino da capital pernambucana. A medida implicará em uma redução de 95% no valor da conta de luz das escolas e creches municipais, gerando uma economia anual de aproximadamente R$4,5 milhões aos cofres públicos. Na primeira etapa do projeto, 40 unidades vão receber as placas de energia fotovoltaica. A energia gerada por essas unidades abastece não só elas mesmas, como também outras 54 unidades de ensino da Rede Municipal.
O programa prevê também o engajamento da comunidade escolar na implantação e conscientização sobre a importância da geração de energia limpa, conservação do meio ambiente, consumo consciente de energia e sustentabilidade. O Prefeito do Recife, João Campos, explica que o Escola Solar no Grau é um projeto de longo prazo e que também tem o objetivo de educar. “O investimento que é feito, em quatro anos no máximo, a gente tem o retorno dele. Mas a vantagem é que as placas duram 30 anos. Então vamos ter 25 anos onde vai ser de graça a geração de energia nas escolas. Eu pedi que a gente não fizesse uma única usina solar, mas que a gente espalhasse nas escolas para que os alunos pudessem ver a placa dentro da escola e acompanhar o processo de instalação”, explica.
O Programa Escola Solar no Grau contempla ainda uma segunda etapa que prevê a geração de energia solar para toda a rede de ensino do Recife através da implantação de uma usina de geração fotovoltaica de grande porte, como explica o secretário de Educação do Recife, Fred Amancio. “As escolas e creches também irão desenvolver estudos e projetos com foco no meio ambiente e sustentabilidade. Além disso, a implantação do projeto irá trazer benefícios econômicos e sociais com efeito na redução dos gastos com energia elétrica, valorizando as escolas e creches do município e agregando nos trabalhos pedagógicos com o objetivo de despertar a conscientização sobre sustentabilidade e toda a rede municipal”, detalha.
O Programa Escola Solar é parte da iniciativa Escola no Grau, que tem como objetivo melhorar a infraestrutura da rede municipal de ensino do Recife. Todo o projeto conta com um investimento de R$ 200 milhões até 2024.
Ouça a notícia com o repórter João Paulo Ribeiro, clicando no 'play' acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 27/11/2024
Suape lidera ranking de desempenho ambiental na edição 2024 do Prêmio Antaq
Criado em 2012, o IDA avalia rigorosamente a gestão ambiental dos portos...
- Por REDAÇÃO
- 07/11/2024
Pernambuco tem baixa capacidade para responder a desastres climáticos, aponta TCE
Um relatório medindo a situação de cada município e Fernando de Noronha...
- Por REDAÇÃO
- 01/11/2024
Fernando de Noronha inicia projeto de transição energética para fontes renováveis
Previsão é que a mudança ocorra em até dois anos
- Por REDAÇÃO
- 30/10/2024
Pesquisa inédita da UFPE identifica tubarões contaminados com microplástico
Pesquisa foi desenvolvida na costa pernambucana
- Por REDAÇÃO
- 28/10/2024
Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha tem taxas de acesso reajustadas em novembro
Novos valores começam a valer a partir de 1º de novembro
- Por REDAÇÃO
- 22/10/2024
Justiça de Pernambuco autoriza construção da Escola de Sargentos e do Arco Metropolitano
Obras estavam suspensas após limiar do MPPE