Mais de 40 delegações de todo o mundo desembarcam na capital pernambucana
Foto: Edson Holanda / PCR
O Recife recebe pela primeira vez, a partir desta quarta-feira (22), o Grupo de Trabalho de Pesquisa e Inovação do G20. Durante três dias, o GT, organizado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), vai discutir sobre temas como a democratização da ciência, preservação da Amazônia, biodiversidade, transição energética, controle de pandemias e políticas de promoção da diversidade.
Mais de 40 delegações de países como França, Estados Unidos, Japão e representantes do Reino Unido, desembarcam na capital pernambucana, que se destaca por ter um dos principais parques tecnológicos do Brasil: o Porto Digital, além do Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco, que é referência em pesquisa e inovação.
Recife é uma das cidades-sede do G20. Com o tema 'Inovação Aberta para o Desenvolvimento Justo e Sustentável', a ministra da Ciência, Tecnologia e Inovação, Luciana Santos, abriu o evento e falou sobre a preparação da sua pasta para o encontro geral, que acontecerá no Rio de Janeiro, entre os dias 18 e 19 de novembro.
"Procuramos fazer consensos com os países do G20. Não é uma operação fácil porque se trata de quase 80% do PIB mundial, e há muitos desafios que são comuns. Os desafios globais, da transição energética, da transformação digital, da mudança climática e do próprio desenvolvimento, são desafios em que a ciência, tecnologia e inovação são estruturantes. Sem ciência não é possível enfrentar mudanças climáticas", afirmou.
A Governadora de Pernambuco, Raquel Lyra, também participou da abertura do Grupo de Trabalho. Ela destacou a importância da realização do evento no estado.
"Já é a terceira reunião que acontece, essa é a primeira presencial com representação de vários países do mundo para trabalhar o tema do G20, que se trata de inovação aberta para a solução dos desafios do nosso mundo, como justiça social, mudança climática, senfrentamento às desigualdades regionais. Tudo isso sendo discutido aqui, durante esses próximos três dias, para que se apresente uma documentação na reunião do G20, que acontecerá no Brasil no final do segundo semestre. E para nós é uma grande honra poder recebê-los no momento em que essa tecnologia e inovação são eixos para o desenvolvimento do estado de Pernambuco", destacou.
O encontro do G20, ou Grupo dos 20, acontece entre os dias 18 e 19 de novembro, no Rio de Janeiro, com a presença das maiores economias do mundo. O Grupo tem um papel importante na definição de grandes questões internacionais, e em 2024, o Brasil é o anfitrião. Até lá, pelo menos 130 encontros de diferentes Grupos de Trabalho acontecerão em todo o país, preparando a reunião geral.
Ouça a matéria do repórter Lucas Arruda no 'Play' acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 09/11/2024
Aplicativo sobre anúncio de eventos no Centro vence concurso no REC’n’Play
A plataforma foi norteada pelo Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS)...
- Por REDAÇÃO
- 30/10/2024
Porto Digital terá laboratório de Inteligência Artifical com incentivo do Governo Federal
Centro tecnológico conta com investimento inicial de R$ 7,5 milhões
- Por REDAÇÃO
- 25/10/2024
Expedição brasileira para Antártica conta com participação da UFPE
Navegação começa no dia 22 de novembro
- Por REDAÇÃO
- 30/09/2024
Finep aprova subsídio de R$ 7 milhões para pesquisa da UFPE com óleo de Cannabis
Fármacos desenvolvidos serão usados no tratamento de Alzheimer e Parkinson
- Por REDAÇÃO
- 23/09/2024
Anatel determina medidas de combate a fraudes e golpes telefônicos
Entre as novidades estão novas etapas de verificação das chamadas
- Por REDAÇÃO
- 12/09/2024
Programa Futuras Cientistas segue com inscrições abertas até segunda
As selecionadas vão passar os meses de janeiro e fevereiro de 2025 em...