Na ação, os criminosos enviam um documento falso alegando que o crédito ou financiamento será desbloqueado após o pagamento do IOF
Foto: Receita Federal
Foi identificado um novo tipo de golpe que está sendo aplicado em nome da Receita Federal. Trata-se de uma notificação postal falsa. No documento, é exigido um pagamento de Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), para desbloquear valores de empréstimo em empresas do setor financeiro. Com isso, a instituição faz alertas para que a população não caia nas mãos dos estelionatários.
Na ação, os criminosos enviam um documento falso pelos correios, alegando que o crédito ou financiamento será desbloqueado mediante o pagamento do imposto. Na correspondência constam dados bancários para depósito e uma assinatura falsa. Alguns dos sinais que a Receita Federal pontua para que se identifique o suposto golpe é que geralmente os estelionatários cometem deslizes. Deve-se ficar atento aos erros de português, informações confusas ou incorretas e orientações desencontradas. A advogada Bruna Mattos destaca as principais dicas para que a população não caia no golpe.
Se ainda assim, acontecer de ser pego pelos criminosos, a advogada Bruna Mattos explica como proceder.
É importante destacar que a Receita Federal não envia mensagens via SMS ou pelo WhatsApp. Também não envia e-mail, a menos que em resposta a demanda do próprio contribuinte. A instituição orienta que o cidadão procure imediatamente a autoridade policial caso desconfie ser vítima de um golpe.
Atenção para outros tipos de golpes envolvendo o nome da Receita Federal:
• Golpes relacionados à Restituição: fraudadores utilizam a informação “Consta um saldo residual do seu último IRPF” para atrair possíveis vítimas;
• Golpes relacionados a guia falsa do Simples Nacional para pagamento via PIX: Ao tentar realizar o pagamento via PIX o sistema aponta para uma empresa privada.
• Golpes relacionados à regularização do CPF: independentemente de sua situação no Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), contribuintes recebem mensagens através de SMS, WhatsApp e até e-mails informando que estão com sua situação irregular junto à Receita Federal. Tais mensagens contêm links que induzem o contribuinte a recolher uma taxa falsa para a finalidade de regularização do CPF.
• “Golpes do Amor” e suas variantes: ocorrem após o envolvimento emocional das vítimas e a promessa de envio de falsos presentes e até de contrato de trabalho à distância.
Ouça e saiba mais na reportagem completa de Guilherme Camilo clicando no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 04/12/2024
PM filmado atirando em motociclista em Camaragibe é afastado da polícia por 120 dias
Vítima morreu após discussão com o PM por causa de R$ 6,98
- Por REDAÇÃO
- 04/12/2024
MPPE pede arquivamento da investigação da morte de Dárik Sampaio
MPPE afirma que não foi possível oferecer denúncia contra nenhum PM, já...
- Por REDAÇÃO
- 03/12/2024
PM que matou motociclista deve ser expulso da corporação, segundo secretário de Defesa Social
Alessandro Carvalho classificou a conduta do PM como “inadmissível”
- Por REDAÇÃO
- 03/12/2024
Justiça decreta prisão preventiva do PM que matou motociclista de aplicativo em Camaragibe
O crime aconteceu neste domingo (1º), e teria sido motivado pela recusa em...
- Por REDAÇÃO
- 02/12/2024
Polícia prende três suspeitos de matar sushiman no Centro do Recife, em novembro
Presos estavam com faca peixeira que seria a arma do crime
- Por REDAÇÃO
- 02/12/2024
Jovem mata padrasto a facadas após descobrir agressões contra a mãe
O caso ocorreu na noite do último domingo (1°), no município de Jurema, no...