Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Tecnologia

Programa Futuras Cientistas segue com inscrições abertas até segunda


Por: REDAÇÃO Portal

As selecionadas vão passar os meses de janeiro e fevereiro de 2025 em vivências laboratoriais e centros de pesquisa

12/09/2024
    Compartilhe:

As selecionadas vão passar os meses de janeiro e fevereiro de 2025 em vivências laboratoriais e centros de pesquisa

Foto: Divulgação/Cetene

O Programa Futuras Cientistas, promovido pelo Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene), está com inscrições abertas até a próxima segunda-feira (16). 470 vagas são destinadas para cerca de 90 projetos, desenvolvidos por centros de pesquisa e instituições científicas de todo o Brasil.

Estudantes do Ensino Médio e professoras podem se inscrever diretamente no site do Cetene: www.gov.br/cetene. As selecionadas ganham uma bolsa de R$ 600 durante o programa, e elas vão passar os meses de janeiro e fevereiro de 2025 (06/01 a 28/02) em vivências laboratoriais e centros de pesquisa. 

Beatriz Alves tem 19 anos, e fez parte da imersão no Futuras Cientistas em 2022, enquanto era estudante da rede pública. Hoje, ela cursa o terceiro período de Física na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). A jovem acredita que o programa foi importante para sua carreira.

"Eu aprendi muito os conceitos de Física, principalmente os que eu ainda iria estudar no terceiro ano (do Ensino Médio). Então, foi uma experiência muito legal! Contribuiu muito para que eu pudesse vivenciar essa área de física mais de perto, já que os tutores estavam sempre me orientando", disse Beatriz.

A coordenadora do Futuras Cientistas, Giovana Machado, aponta que o programa não somente aproxima a ciência das jovens estudantes e professoras, como também as empodera.

"Ele (o Futura Cientistas) mostra para elas que lugar de mulher é sim onde elas quiserem, e que essa realidade está ao alcance delas. Apesar das dificuldades que nós, como mulheres, enfrentamos para permear este meio tão masculino da ciência", declarou Giovana. 

Júlia Monteiro, de 17 anos, também participou do Futuras Cientistas, e confirma a fala da coordenadora Giovana Machado.

“Nas tutoras, colegas e organizadoras, encontrei um pouco da mulher que eu quero ser: empoderada e inteligente. Sonho que em algum dia, talvez, eu possa inspirar outras meninas como fui inspirada”, relata a estudante, que à época foi selecionada por um projeto que utiliza a linguagem de programação CPython para análises epidemiológicas.

O Futuras Cientistas é um programa criado pelo Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste, órgão ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. Ao longo do programa, também são oferecidas palestras com pesquisadoras, empreendedoras e representantes de profissões ligadas à ciência.

Reportagem - Lucas Arruda

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook