Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Educação

Professores da rede municipal de Recife deflagram greve a partir da próxima segunda-feira (07)

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

Os profissionais pedem reajuste no piso salarial em 33,23%, baseado em cálculos do Fundeb, e a prefeitura oferece reajuste de 13,06%

04/03/2022
    Compartilhe:

Os profissionais pedem reajuste no piso salarial em 33,23%, baseado em cálculos do Fundeb, e a prefeitura oferece reajuste de 13,06%

Foto: Sérgio Gaspar/Divulgação Simpere

Os professores da Rede Municipal de Ensino do Recife entram, a partir da próxima segunda-feira (07), em greve devido a proposta de reajuste salarial da prefeitura do município ser menor do que a calculada pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb). A decisão foi tomada em assembleia ocorrida na tarde dessa quinta-feira (03). 

Segundo a Coordenadora geral do Sindicato Municipal dos Profissionais da Rede Oficial de Ensino do Recife, Jaqueline Dornelas, a paralisação se estenderá enquanto a prefeitura não aceitar o reajuste de 33,23%, calculado com base no crescimento percentual dos valores mínimos do Fundeb de dois anos anteriores, uma vez que não houve reajuste em 2020 e 2021. O município paga, atualmente, na hora aula R$ 2,79, com o reajuste o valor passaria a R$ 19,23.

Não funcionarão, a partir de segunda, escolas, creches e Centros Municipais de Ensino Infantil (CMEIs) da Prefeitura do Recife.

A Secretaria de Educação do Recife emitiu nota sobre o assunto dizendo lamentar a decisão e que os estudantes e suas famílias serão, mais uma vez, prejudicados. A secretaria informou, ainda, que a Lei de Responsabilidade Fiscal precisa ser respeitada e que o orçamento do município não pode ser comprometido.

Confira mais informações na matéria da repórter Assíria Florêncio, clicando no play acima.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook