Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Economia

Presidente Lula diz que criará ministério para pequena e média empresa

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

A pasta deve ser anunciada em breve

29/08/2023
    Compartilhe:

A pasta deve ser anunciada em breve

Foto: Via G1

O Presidente Luiz Inácio Lula da Silva diz que vai criar um ministério dedicado aos assuntos das pequenas e médias empresas, visando apoiar os empreendedores no país. Esta será a 38ª pasta do governo federal. 

A meta declarada por ele, é a geração de mais de 2 milhões de empregos com carteira assinada até o final do ano. Os números são promissores, já que no acumulado de janeiro a junho deste ano já foram criados 1.023.540 novos postos de trabalho.

Lula explicou que o novo ministério terá a responsabilidade de atender às necessidades de empreendedores individuais, cooperativas e pequenas e médias empresas, oferecendo acesso a crédito e oportunidades. "Sabemos que tem muita gente que não quer carteira assinada. Está cheio de gente que está querendo ser empreendedor individual, ser empreendedor coletivo.". Ele enfatizou a importância desses setores na geração de empregos formais no país, representando de 60% a 70% do total.

Além disso, Lula destacou que fortalecer esses segmentos é fundamental para impulsionar a economia e melhorar a qualidade de vida da população. “Esse é o papel do Estado, criar condições para as pessoas poderem participar”.

A criação deste ministério, que já havia sido defendida por Lula durante a campanha eleitoral de 2022, representa um compromisso com os pequenos negócios e a promoção do desenvolvimento econômico sustentável. Essa medida faz parte de uma reforma ministerial em que os pequenos negócios foram contemplados com a Secretaria da Micro e Pequena Empresa e Empreendedorismo, que faz parte do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), comandado pelo vice-presidente Geraldo Alckmin.

Ouça a nota da repórter Clara dos Anjos clicando no play acima.
 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook