Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Cidade

Prefeitura do Recife promove ações em alusão ao Dia Nacional da Luta Antimanicomial

Ouvir

Por: Danielle CINTIA DA SILVA SANTOS

Serão promovidas ao longo desta semana, uma série de atividades nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps)

18/05/2022
    Compartilhe:

Serão promovidas ao longo desta semana, uma série de atividades nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps)

Foto: g1

O final da década de 1970 foi marcado por diversos movimentos denunciando abusos em instituições de psiquiatria. Os manicômios, como eram chamadas essas instituições, tinham infraestrutura precária e boa parte dos pacientes sequer tinham doenças psiquiátricas, eram, entre outras coisas, epiléticos, alcoólatras, prostitutas e homossexuais.

Foi ali que surgiram os movimentos de luta antimanicomial, lutando  pelos direitos das pessoas em sofrimento mental, e pelo fim da lógica segregatória e arcaica dos manicômios. No dia 18 de maio de 1987 aconteceram reuniões de grupos que lutavam contra as políticas manicomiais, e foi dali que surgiu a proposta para reformular o sistema de psiquiatria do Brasil. Por isso a data 18 de maio se tornou um dos símbolos da Luta Antimanicomial.

Dessa forma, a Prefeitura do Recife promove, ao longo desta semana, uma série de atividades nos Centros de Atenção Psicossocial (Caps), equipamentos da Secretaria de Saúde municipal. As ações são descentralizadas e envolvem debates, exposições fotográficas, artísticas e culturais, além de sessões de filmes.

Na quinta-feira (19), no Caps Ad Renê Ribeiro, em Afogados, às 14h, haverá cine debate com exibição do filme "Dos Loucos e das Rosas". No Caps Cléa Lacet, no dia 25, acontece a II Mostra Cultural, das 9h às 16h. No local, haverá exposição fotográfica, artística e cultural para os presentes. As atividades têm apoio da Frente Pernambucana em Defesa da Saúde Mental. 

Reportagem João Paulo Ribeiro 

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook