Polícia Civil investiga agressão a comunicador em Gravatá por parentes da primeira-dama
O caso aconteceu na última sexta-feira (25)
Foto: Reprodução/Google Street View
A Polícia Civil de Pernambuco (PCPE) instaurou um inquérito para investigar uma ocorrência de lesão corporal contra o radialista e blogueiro Marivan Melo, de 52 anos, em Gravatá, no Agreste de Pernambuco. O caso aconteceu na última sexta-feira (25), e vídeos divulgados nas redes sociais mostram a sogra do prefeito reeleito, Padre Joselito (Avante), agredindo o comunicador.
Segundo Marivan, Mauricélia Facundes (Tea) teria o agredido após a denúncia de um possível caso de nepotismo na prefeitura envolvendo a primeira-dama Viviane Facundes - hoje secretária de Obras e Serviços Públicos no município. Mauricélia é mãe de Viviane.
Em contato com a reportagem da CBN Recife, o radialista e blogueiro Marivan Melo disse que foi surpreendido pela sogra do atual prefeito, e que é alvo de perseguição por fazer denúncias contra a gestão.
“Assim que cheguei em casa, ao parar o carro em frente à garagem, já me deparei com essa senhora com uma barra de ferro, me dando uma pancada nas costas. Daí eu me virei, ela deu outra, e eu botei o braço (para proteger). Eu saí, claro! Comecei a 'arrodear' o carro, e ela atrás de mim. Foi então que comecei a gravar. Nesse mesmo tempo, a filha dela (Michelle Facundes), irmã da primeira-dama, chegou com o carro e jogou em cima de mim. Percebi que tinha uma coisa muito mais séria! O que eu fiz? Corri”, relatou.
Quando tentava se abrigar em um mercadinho, o radialista foi atingido por uma pancada na região do olho, forte o suficiente para quebrar os óculos e espalhar estilhaços de vidro, causando sangramento. Após também ter sido alvo de chutes, Marivan conseguiu entrar no mercadinho, que em seu relato, fica na esquina da rua onde mora. No vídeo gravado por Marivan, é possível ver a irmã da primeira-dama, Michelle Facundes, gritando para o blogueiro: "saia para você apanhar de novo".
O blogueiro acredita que tudo aconteceu após ter feito uma postagem sobre a recomendação dada pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE) à Prefeitura de Gravatá para o afastamento da primeira-dama, Viviane Facundes, do cargo de secretária.
Na recomendação, emitida na última terça-feira (22), o 1º Promotor de Justiça do município, Adriano Camargo Vieira, deu 10 dias para que a gestão municipal executasse a exoneração de Viviane, "abstendo-se de nomeá-la para outro cargo ou função pública para o(a) qual não possua qualificação técnica e experiência para o exercício do referido cargo e/ou função, sob pena de adoção das medidas judiciais cabíveis pelo Ministério Público de Pernambuco, com a finalidade de cessar ato lesivo à Administração Pública e ao erário”.
Um boletim de ocorrência foi registrado pelo comunicador Marivan Melo na Delegacia de Gravatá, e posteriormente, um exame de corpo de delito também foi realizado.
Contra Marivan existe uma medida protetiva conquistada pela primeira-dama de Gravatá. A medida foi solicitada por ela à Justiça sob a alegação de que estava recebendo ameaças do blogueiro. A decisão determina que o comunicador mantenha distância mínima de 200 metros dela e dos familiares. À reportagem da CBN Recife, Marivan Melo disse que tenta, junto a sua defesa, reverter essa decisão.
"Nunca a agredi (em referência a Viviane Facundes), nunca fiz nenhum tipo de ameaça. Muito pelo contrário: o que eu fiz foi dizer o que estava acontecendo" (falando sobre denúncias quanto à gestão), afirmou.
Defesa da família
Ao g1 Pernambuco, a defesa da família se pronunciou, em nota, acusando Marivan Melo de espalhar acusações sem provas, o que foi classificado como "usina de fake news".
A defesa também afirma que o blogueiro ofendeu Michelle Facundes com declarações mentirosas, desrespeitosas e degradantes, tendo descumprido a determinação da medida cautelar.
O que diz a primeira-dama
A primeira-dama e secretária de Obras e Serviços Públicos de Gravatá, Viviane Facundes, em contato com a reportagem da CBN Recife, destacou que sofre ataques por parte de Marivan Melo há alguns meses, mas sempre se manteve em silêncio e trabalhando junto à Justiça.
Sobre a agressão sofrida pelo comunicador, a primeira-dama declarou entender que a atitude da mãe, apesar de não se justificar, corresponde a um ato de defesa em meio ao possível descumprimento da medida cautelar. “Cada uma que seja mãe, que se coloque no lugar de uma mãe, de uma mulher que está sendo vítima, vai se defender”, disse.
Viviane Facundes não estava presente no episódio, e ressaltou que sempre orientou a mãe a tratar a situação com equilíbrio. Michelle Facundes, irmã da primeira-dama que aparece nos vídeos, teria se envolvido para defender a idosa.
“Eu defendo que seja na linha da Justiça, mas tem casos em que uma mãe não fica esperando. Minha mãe foi agredida também, inclusive por ele (Marivan Melo)”. (...) A gente pede justiça! As vítimas aqui somos nós”, finalizou.
Sobre a recomendação do Ministério Público para o afastamento do cargo de secretária, Viviane Facundes também classificou como perseguição política, destacando que tem capacidade técnica para assumir a pasta de Obras e Serviços Públicos dado o trabalho mostrado à população, além do fato de já ter assumido, em outro momento, a secretaria de Assistência Social.
Avante e Prefeitura de Gravatá
O partido Avante, sigla do prefeito Padre Joselito, afirmou que não vai se pronunciar sobre o caso. A reportagem da CBN Recife também procurou a Prefeitura de Gravatá quanto à recomendação do Ministério Público de Pernambuco (MPPE) para exoneração da primeira-dama Viviane Facundes do cargo de secretária, e aguarda retorno.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 04/12/2024
PM filmado atirando em motociclista em Camaragibe é afastado da polícia por 120 dias
Vítima morreu após discussão com o PM por causa de R$ 6,98
- Por REDAÇÃO
- 04/12/2024
MPPE pede arquivamento da investigação da morte de Dárik Sampaio
MPPE afirma que não foi possível oferecer denúncia contra nenhum PM, já...
- Por REDAÇÃO
- 03/12/2024
PM que matou motociclista deve ser expulso da corporação, segundo secretário de Defesa Social
Alessandro Carvalho classificou a conduta do PM como “inadmissível”
- Por REDAÇÃO
- 03/12/2024
Justiça decreta prisão preventiva do PM que matou motociclista de aplicativo em Camaragibe
O crime aconteceu neste domingo (1º), e teria sido motivado pela recusa em...
- Por REDAÇÃO
- 02/12/2024
Polícia prende três suspeitos de matar sushiman no Centro do Recife, em novembro
Presos estavam com faca peixeira que seria a arma do crime
- Por REDAÇÃO
- 02/12/2024
Jovem mata padrasto a facadas após descobrir agressões contra a mãe
O caso ocorreu na noite do último domingo (1°), no município de Jurema, no...