O plano aprovado visa nortear as ações de logística e segurança do processo, além de garantir que as doses cheguem a todos, sobretudo para os grupos prioritários
Foto: Miva Filho/SES-PE
Com otimismo em alta quanto ao início da vacinação contra a Covid-19 no Brasil, Pernambuco aprovou o plano de imunização que será adotado nos 184 municípios do estado e Ilha de Fernando de Noronha. O documento recebeu o aval do comitê técnico estadual criado para acompanhar a vacinação. O colegiado reúne cientistas, médicos e gestores públicos.
O plano aprovado visa nortear as ações de logística e segurança do processo, além de garantir que as doses cheguem a todos, sobretudo para os grupos prioritários. A etapa final do processo será a submissão do texto ao órgão que reúne as secretarias municipais, como explica o secretário estadual de saúde, André Longo.
No primeiro momento, vão receber a vacina os idosos a partir dos 80 anos e os que tem 60 anos ou mais que estejam em asilos. Os profissionais de saúde também terão prioridade na primeira etapa, assim como os povos indígenas que vivem no estado.
Ao todo, 627 mil pessoas devem ser imunizadas primeiro em Pernambuco. Ana Catarina de Melo, superintendente de imunização da Secretaria de Saúde, reforça que é preciso que a população tome a vacina. Mesmo assim, os cuidados devem permanecer por um tempo
A previsão é receber 350 mil doses na primeira etapa, mas o governo de Pernambuco admitiu que ainda desconhece a quantidade exata que será enviada pelo Ministério da Saúde. Prefeitos de Pernambuco participaram de uma reunião com o ministro Eduardo Pazuello, que contou com mais de 130 gestores. O titular da pasta garantiu a eles que a vacinação começa no dia 20, com a garantia de 8 milhões de doses em janeiro, 30 milhões em fevereiro e 80 milhões até abril. Pazuello disse ainda aos prefeitos que até a próxima segunda-feira as primeiras doses estarão nos estados.
Confira as informações com o repórter Samuel Santos, clicando no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 13/11/2024
Criança de 4 anos é a quinta vítima de chikungunya em Pernambuco
Ao todo foram 17 mortes por arboviroses em 2024 no Estado
- Por REDAÇÃO
- 13/11/2024
Extraindo sorrisos: perdas dentárias ainda são expressivas na saúde pública de Pernambuco
Periodontite, infecção grave nas gengivas, é uma das principais causas das...
- Por REDAÇÃO
- 08/11/2024
SES-PE realiza novo mutirão para avaliação de crianças com microcefalia em Caruaru
O mutirão terá início às 7h na sede da UPAE Caruaru, no bairro Santa Rosa
- Por REDAÇÃO
- 08/11/2024
Pessoas diagnosticadas com fibromialgia terão atendimento prioritário em Pernambuco
Secretaria de Saúde de Pernambuco aponta 1.225 pernambucanos diagnosticados
- Por REDAÇÃO
- 08/11/2024
Durante reforma do HR, atendimento ambulatorial será transferido para o Hospital Areias
Medida passa a valer a partir do dia 18 de novembro
- Por REDAÇÃO
- 06/11/2024
Recife inaugura primeiro Centro de Atenção Psicossocial Infantil na Zona Sul
O serviço oferece assistência multidisciplinar, com equipe formada por...