Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Saúde

Pernambuco zera o número de leitos psiquiátricos em hospitais de longa permanência

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

Pela rede estadual de saúde, segue em funcionamento o Hospital Ulysses Pernambucano, o segundo hospital psiquiátrico do Brasil e que atende emergências no Estado. 

26/08/2022
    Compartilhe:

Pela rede estadual de saúde, segue em funcionamento o Hospital Ulysses Pernambucano, o segundo hospital psiquiátrico do Brasil e que atende emergências no Estado. 

Foto: Reprodução / SES-PE

O último hospital psiquiátrico de longa permanência em funcionamento da rede estadual de saúde será desmobilizado em Pernambuco. O Hospital Colônia Professor Alcides Codeceira fechará as portas, após mais de sete décadas de funcionamento na cidade de Igarassu, na Região Metropolitana do Recife. A partir de agora, os pacientes, que são oito mulheres que estavam internadas no hospital psiquiátrico, serão encaminhadas para uma residência terapêutica, um serviço especializado oferecido pelo município, que terá características de um lar.

Em 1999, Pernambuco possuía 16 instituições hospitalares psiquiátricas. 13 destas eram privadas/conveniadas ao SUS e três sob gestão estadual. Ao todo, eram mais de 2,9 mil leitos psiquiátricos, o que tornava Pernambuco, na época, como o terceiro estado com maior concentração de leitos de psiquiatria do país. 

Agora, Pernambuco caminha em direção à luta antimanicomial, que clama o fim dos manicômios e pede a integração dos pacientes num modelo que preserve os vínculos sociais.

De acordo com secretário de Saúde de Igarassu, Igor Morais, as residentes receberão, em tempo integral, atendimento de uma equipe multidisciplinar que contará com profissionais como psicólogos, psiquiatras, além de enfermeiros, que irão acolher e facilitar a nova condição de vida das residentes, que serão reintegradas à sociedade.

Segue em funcionamento o Hospital Ulysses Pernambucano, que atende emergências pela rede estadual de saúde, e o Serviço de CAPS Infanto Juvenil Alexandre Martins Dos Santos, em Serra Talhada, para casos agudos.  

Confira as informações com o repórter João Paulo Ribeiro, clicando no 'play' acima.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook