A iniciativa conta com um investimento de R$ 9 milhões por mês

Foto: Hesíodo Goés/Secom.
O Governo de Pernambuco anunciou a criação de mais de 100 leitos pediátricos para minimizar o impacto da demanda de internamentos. A ação faz parte do Plano de Contingência das Doenças Respiratórias Sazonais na Infância para o ano de 2024, que tem o objetivo de determinar ações para garantir a rápida detecção e resposta aos casos de vírus respiratórios que atingem principalmente crianças. De acordo com a governadora Raquel Lyra, a iniciativa conta com um investimento de R$ 9 milhões por mês para garantir o material humano e os insumos necessários.
De acordo com a Secretaria de Saúde de Pernambuco, entre os meses de março a julho, as doenças do sistema respiratório foram a principal causa de internação de crianças no Estado em 2023. Ao todo, foram registrados 2,6 mil casos da Síndrome Respiratória Aguda Grave em crianças de 0 a 12 anos de idade. Dos casos notificados, foi possível identificar o agente etiológico em 686 deles.
O Plano também vai contemplar mobilizações para que a população adote medidas preventivas, como a vacinação contra a Influenza, pneumococos e Covid-19. Além disso, também vai contar com um painel de monitoramento da ocupação de leitos, na divulgação de campanhas de conscientização da população, capacitação de profissionais de saúde e a realização de atendimentos por teleinterconsulta.
A secretária de Saúde Zilda Cavalcanti ressaltou que “esse plano vai atuar nas medidas de prevenção, preparando o sistema de saúde para atender essa demanda de um aumento dos casos mais graves de gripe, em crianças. Uma série de ações como o uso de medicação nos bebês recém-nascidos e prematuros, o aumento leitos de enfermaria e de UTI serão realizadas em todo o Estado. Existe um plano de ação, inclusive, no atendimento da atenção primária, da enfermaria, do hospital, na telessaúde, para atender esse público infantil que deve receber um cuidado adicional nesse período”.
Ouça a nota da repórter Aline Melo no 'Play' acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 09/04/2025
Recife amplia vacinação contra a gripe para todos os grupos prioritários; confira
Vacina está disponível em 170 salas espalhadas por toda a cidade
- Por REDAÇÃO
- 09/04/2025
MPPE lança cartilha sobre saúde mental para informar sobre a Rede de Atenção Psicossocial
O projeto foi elaborado pois mais de 60% das demandas que chegavam ao CAO...
- Por REDAÇÃO
- 05/04/2025
Anvisa aponta preocupação por surto de superfungo em Pernambuco
O estado contabiliza quatro infecções por Candida auris em 2025
- Por REDAÇÃO
- 03/04/2025
Pernambuco confirma primeira morte por dengue em 2025
A vítima foi um homem de 27 anos, residente no Agreste
- Por REDAÇÃO
- 02/04/2025
Recife inicia campanha de vacinação contra a gripe nesta quinta-feira
Capital pernambucana recebeu 37.990 doses do imunizante
- Por REDAÇÃO
- 02/04/2025
Jaboatão antecipa vacinação contra Influenza e imuniza idosos em instituições de longa permanência
Município se adianta ao calendário nacional e inicia aplicação da vacina...