Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Saúde

Pernambuco tem terceiro caso de Candida auris confirmado

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

O caso é o terceiro somente neste ano, e nos últimos 15 dias, a ser registrado no estado. No início de 2023, pesquisadores acreditavam que o surto estivesse contido em Pernambuco

24/05/2023
    Compartilhe:

O caso é o terceiro somente neste ano, e nos últimos 15 dias, a ser registrado no estado. No início de 2023, pesquisadores acreditavam que o surto estivesse contido em Pernambuco

Foto: Reprodução

Pernambuco registrou mais um caso do super fungo Candida auris. A confirmação foi feita nesta terça-feira, 23, pela Secretaria de Saúde do Estado (SES-PE). Trata-se de um homem de 66 anos , que está internado num hospital particular do Recife; a pasta estadual não revelou o nome da unidade de saúde.

O caso é o terceiro somente neste ano, e nos últimos 15 dias, a ser registrado em Pernambuco.

Em 11 de maio, a doença foi também identificada num homem, de 48 anos, que está internado em Olinda, no Hospital Tricentenário.

Na semana passada, no dia 14, a doença causada pelo super fungo foi confirmada num homem de 77 anos de idade; ele está internado no Hospital Miguel Arraes, em Paulista, no Grande Recife. 

E devido ao resultado positivo, o Hospital Miguel Arraes, que é referência para atendimentos de alta complexidade em urgência e emergência, além de ser especializado em Traumatologia, Ortopedia, Clínica Médica, Cirurgia Geral e Urologia, não está admitindo novos pacientes, a não ser em casos de extrema necessidade.

Apesar da não admissão de novos pacientes, acompanhantes afirmam que visitas aos internados continuam sendo feitas, contudo, em menor frequência.

De acordo com a Agência Pernambucana de Vigilância Sanitária (Apevisa), 200 pessoas estão sendo monitoradas por conta da notificação do dia 14. 

Em 11 de janeiro do ano passado, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) confirmava o terceiro surto do fungo Candida auris no Brasil. O Hospital da Restauração, a maior unidade da rede de saúde pública de Pernambuco, no Recife, foi o local com maior número de contaminações. No último ano, o estado confirmou 48 casos do super fungo.

No início de 2023, pesquisadores acreditavam que o surto estivesse contido.

Confira mais informações na reportagem de Assíria Florêncio disponível no play acima.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook