Carregando
Recife Ao Vivo

CBN Recife

00:00
00:00
Saúde

Pernambuco tem primeiro caso de Monkeypox em mulher

Ouvir

Por: REDAÇÃO Portal

Segundo a OMS, a transmissão está ocorrendo entre pessoas com contato físico próximo com casos sintomáticos

27/08/2022
    Compartilhe:

Segundo a OMS, a transmissão está ocorrendo entre pessoas com contato físico próximo com casos sintomáticos

Foto: Divulgação/Stock

A Secretaria de Saúde de Pernambuco (SES-PE) registrou o primeiro caso da Monkeypox, conhecida popularmente como varíola dos macacos, em uma pessoa do sexo feminino. A paciente é residente do Recife e faz parte da faixa etária de 20 a 29 anos. Atualmente, o Estado contabiliza 387 notificações da doença. Desse número, há 23 confirmações, 324 casos em investigação e 40 casos já descartados. 

De acordo com a SES, todos os pacientes que tiveram a confirmação da Monkeypox estão em isolamento domiciliar. Eles têm entre 20 e 49 anos de idade. Entre eles, 22 são do sexo masculino e apenas um (1) é do sexo feminino, o primeiro diagnóstico da monkeypox registrado em uma mulher em Pernambuco. 

A médica infectologista Sylvia Lemos alerta a população sobre o que deve ser feito para se prevenir da doença.

Os demais pacientes que foram notificados com o vírus são moradores dos municípios de Recife (15), Jaboatão dos Guararapes (4), Paulista (1), Petrolina (1), Olinda (1) e Surubim (1). A transmissão da doença ocorre por contato com as lesões, fluidos corporais, gotículas respiratórias e materiais contaminados, como roupas de cama. De acordo com com a Organização Mundial da Saúde, o período de incubação da varíola dos macacos é geralmente de 6 a 13 dias, mas pode variar de 5 a 21 dias.

 Ouça a matéria do repórter Israel Teixeira, clicando no play acima.

Notícias Relacionadas

Comente com o Facebook