Governador do estado e parlamentares se reúnem para pressionar o Congresso contra a ideia do presidente Bolsonaro, de passar a estatal à iniciativa privada
O movimento contra a privatização da Companhia Hidrelétrica do São Francisco, a Chesf, voltou a dar as caras. O sinal de alerta foi ligado depois que o governo federal sinalizou pressa em dar seqüência a pauta de privatizações Brasil a fora. Em Pernambuco, o governador Paulo Câmara e a vice, Luciana Santos se reuniram virtualmente com parlamentares e representantes de movimentos sindicais contrários a venda da Eletrobrás, que comanda a Chesf.
O objetivo é um só: reacender a mobilização política que havia antes da pandemia e pressionar o Congresso a não ir de encontro a ideia do governo Bolsonaro de passar a estatal à iniciativa privada. O grupo vem tentando impedir o negócio desde o governo do ex-presidente Michel Temer.
O coletivo sustenta que a privatização da Chesf vai prejudicar o direito das pessoas de ter acesso a energia e de utilizar as águas do Rio São Francisco. Para os integrantes, a eventual venda significa a perda de controle do setor elétrico e uma ameaça a segurança energética.
Na reunião virtual em defesa da Chesf, os movimentos também pediram para que governador Paulo Câmara volte a mobilizar os governadores do Nordeste e a bancada de Pernambuco no Congresso Nacional contra a privatização.
O projeto de lei de autoria do governo que dispõe sobre a desestatização da Eletrobrás está na Câmara dos deputados, aguardando apenas o despacho do presidente da casa, Rodrigo Maia para tramitar. O grupo que é contra o texto tenta convencê-lo a não levar a pauta adiante, mas por outro lado, existe o lobby do governo, encabeçado pelo Ministro da Economia, Paulo Guedes, que voltou a cobrar posicionamento de Maia. Fora da Câmara dos Deputados, o Planalto se articula para formar base no Senado, a fim de que a proposta passe com folga.
Confira mais informações na reportagem de Samuel Santos, disponível no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 04/12/2024
STF retoma julgamento sobre responsabilidade das plataformas digitais por conteúdos ilegais
O artigo 19 do Marco Civil da Internet, em vigor desde 2014, é o ponto...
- Por REDAÇÃO
- 03/12/2024
Alepe elege Mesa Diretora e suplentes para o próximo biênio
Álvaro Porto (PSDB) foi reeleito presidente da Casa de Joaquim Nabuco
- Por REDAÇÃO
- 02/12/2024
Raquel Lyra realiza encontro com prefeitos eleitos de Pernambuco nesta segunda
Encontro acontece em Recife
- Por REDAÇÃO
- 29/11/2024
Antônio Coelho pede exoneração no Recife para participar de eleição da Alepe
O deputado estadual pediu exoneração do cargo para retornar à Alepe e...
- Por REDAÇÃO
- 29/11/2024
Raquel Lyra assina contrato de regularização fundiária em Pernambuco
A ação vai acontecer por meio do programa Periferia Viva
- Por REDAÇÃO
- 27/11/2024
Projeto de Lei sobre “surfe nos ônibus” é vetado na íntegra por Raquel Lyra
O texto retorna à Alepe, que deve manter ou derrubar a decisão da...