Deputado estadual atribui rejeição da construção, no município de Itacuruba, à falta de conhecimento dos brasileiros e, especialmente, aos cidadãos do Sertão de Itaparica
O deputado estadual pelo solidariedade, Alberto Feitosa, esteve em Angra dos Reis, com integrantes da Comissão de Ciência e Tecnologia da Alepe, com o objetivo conhecer mais sobre o funcionamento das Usinas de Angra 1 e 2, além da construção de Angra 3. Essa viagem foi realizada devido à defesa do deputado da instalação de uma usina nuclear no município de Itacuruba. Inclusive, ele é o autor da PEC 09/2019, que visa a alteração do Arquivo 216 da Constituição do Estado de Pernambuco, o qual proíbe a instalação de equipamento nuclear no estado.
Durante entrevista ao programa CBN Recife, na manhã desta sexta-feira (18), Alberto destacou as medidas que são realizadas em Angra, que tornam as usinas seguras e benéficas a população local. “É bom que todos entendam que, antes da instalação da usina, em 1978, foram recolhidos todos os parâmetros das plantas, dos peixes, dos animais, dos alimentos e toda semana é feita medição sobre o ponto de vista de radiação nesses mesmos componentes. Desde 1978 até 2019, nada houve alteração com relação à água, aos alimentos, aos animais e a flora”, explica Feitosa.
O deputado atribui a grande rejeição e polêmica, relacionada a construção, à falta de conhecimento dos brasileiros e, especialmente, da população do sertão de Itaparica, local onde se encontram as cidades que serão mais beneficiadas. “Toda essa mistificação sobre a usina nuclear e propagação que ela pode interferir na vida da pessoa de maneira negativa, não é verdade. Pode sim interferir, gerando riqueza, emprego, energia elétrica, conhecimento e desenvolvimento social e econômico”, defende.
Confira a entrevista completa com Alberto Feitosa no play acima.
Notícias Relacionadas
- Por REDAÇÃO
- 04/12/2024
Nova lei cria política de enfrentamento ao tráfico de pessoas em Pernambuco
Medida legislativa irá criar diretrizes e ações de enfrentamento ao crime
- Por REDAÇÃO
- 04/12/2024
Governo de Pernambuco propõe criação de novas secretarias; Alepe avalia as mudanças
Os nomes que assumirão os novos cargos ainda não foram divulgados
- Por REDAÇÃO
- 04/12/2024
TJPE derruba liminar que afastava esposa do prefeito de Gravatá do cargo de secretária
A decisão monocrática havia atendido a um pedido do Ministério de Público...
- Por REDAÇÃO
- 04/12/2024
Governo de Pernambuco inaugura novo presídio no Complexo Prisional do Curado
O novo equipamento carcerário conta com 954 vagas para regime fechado
- Por REDAÇÃO
- 03/12/2024
Compesa lança nova tarifa social para 1,63 milhão de pernambucanos
A nova tarifa vai entrar em vigor no primeiro trimestre de 2025
- Por REDAÇÃO
- 03/12/2024
TCE-PE aponta que somente 34% dos pernambucanos têm acesso à coleta de esgoto
O estudo contou com informações de prefeituras, da Compesa e de outros...